Contestação a Mandado de Segurança. Manutenção de aposentadoria concedida administrativamente no curso da ação sem prejuízo da execução das parcelas da aposentadoria judicial. Ausência de ilegalidade

Contestações

Publicado em: 08/10/2018, 14:48:55Atualizado em: 01/06/2023, 21:44:20

Modelo de Contestação a Mandado de Segurança impetrado pelo INSS. Legalidade da decisão que manteve o benefício concedido administrativamente no curso da ação, sem o prejuízo da execução das parcelas atrasadas referentes ao benefício concedido judicialmente.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados.Tenha acesso a mais de 4 mil petições no acervo.

Veja os planos

EXCELENTÍSSIMOS(AS) SENHORES(AS) JUÍZES(ÍZAS) FEDERAIS DA TURMA RECURSAL DO ${processo_estado}  

${cliente_nomecompleto}, já cadastrado eletronicamente, vem, com o devido respeito, perante Vossas Excelências, por meio de seus procuradores, apresentar

CONTESTAÇÃO

ao mandado de segurança impetrado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) contra ato do Juízo da Vara Federal de ${processo_cidade}, sendo citado como litisconsorte passivo, pelo motivos fáticos e jurídicos a seguir aduzidos.

SÍNTESE FÁTICA

O Impetrado ajuizou ação previdenciária em face do Impetrante, a qual foi julgada procedente, sendo concedida a aposentadoria por tempo de contribuição (NB: ${informacao_generica}).

Durante o curso da ação, o Impetrante teve concedida, administrativamente, aposentadoria (NB: ${informacao_generica}). Considerando que o benefício administrativo é mais vantajoso economicamente, requereu a sua manutenção, sem o prejuízo da execução das parcelas vencidas referente ao benefício judicial.

O pedido foi acolhido pelo Juízo da Vara Federal de ${processo_cidade}, decisão da qual o INSS impetrou o presente mandado de segurança.

Ocorre que a decisão exarada pelo Juízo da Vara Federal de ${processo_cidade} está em perfeita consonância com a jurisprudência dos Tribunais e com os princípios que permeiam a prestação previdenciária, de modo que deve ser denegada a segurança. É o que passa a expor.

MÉRITO

Inicialmente, impende frisar que o indeferimento do benefício NB: ${informacao_generica}, com DER em ${data_generica}, obrigou o Impetrante a continuar exercendo atividades profissionais para manutenção do seu sustento, bem como a movimentar o Poder Judiciário, de modo que uma vez concedido judicialmente, são devidas suas parcelas até a DER do benefício NB: ${informacao_generica}, em ${data_generica}, deferido administrativamente.

Notoriamente, qualquer outro entendimento acarretaria em violação as normas vigentes, haja vista o ERRO – reconhecido judicialmente - do INSS ao deixar de conceder o benefício no momento oportuno.

Ademais, cabe ao segurado optar pela prestação previdenciária mais vantajosa que lhe é devida. É pertinente trazer a contribuição do doutrinador e Juiz Federal José Antônio Savaris[1] acerca do tema:

Com efeito, o segurado que entrou em gozo de benefício mais vantajoso concedido na via administrativa no curso do processo, pode permanecer em gozo deste benefício e, sem prejuízo, receber as diferenças devidas por força do benefício concedido judicialmente, menos vantajoso. Em outras palavras, o segurado tem o direito de receber, por força da decisão judicial, as diferenças devidas desde o primeiro requerimento, com juros e correção monetária. Mas, essas diferenças seriam devidas até a data em que concedido o benefício mais vantajoso na via administrativa, o qual teria o seu gozo assegurado. (grifei)  

No mesmo sentido é a explanação do também doutrinador e Juiz Federal João Batista Lazzari[2]</

A petição completa está disponível apenas para assinantes.

1025 palavrasPetição completa (5.122 palavras)

Você já leu 1025 palavras desta petição. Continue lendo, faça download desta petição formatada no Word e salve-a em seu computador, em formato .doc.

ASSINE O PREV E CONTINUE LENDO

Além de ter acesso a petições escritas por nossa equipe dedicada, que ganharam casos reais, você também poderá:

Fazer um cálculo previdenciário em até 5 minutos!

Basta enviar o CNIS do segurado e nós organizamos todos os vínculos rapidamente. Você os revisa e envia para cálculo.

Ter o diagnóstico completo dos benefícios disponíveis

Agora escolher o melhor benefício se tornou incrivelmente mais fácil. Você tem o retrato completo do seu segurado.

Receber as melhores petições para cada caso

Petições como a que você acabou de ler acima, já vêm preenchidas com os dados do segurado e pronta em PDF para protocolar ou imprimir.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados a modernizar as rotinas de seu escritório previdenciário.

Embargos de Declaração09/11/2021

Embargos de declaração. Omissão quanto ao IRDR 12 do TRF4. Presunção absoluta de miserabilidade. Renda per capta inferior ao limite legal.

Veja mais
Petições Iniciais04/09/2019

Petição Inicial. Aposentadoria por Idade Rural. Possibilidade de cumulação com pensão por morte superior ao salário mínimo

Veja mais
Recurso de Apelação31/05/2021

Recurso de apelação. Aposentadoria por idade rural. Cômputo de auxílio-doença intercalado para fins de carência. Tema 1.125, STF.

Veja mais
Réplicas07/01/2021

Réplica. Aposentadoria Especial. Período posterior à vigência do Decreto n° 2.172/97.

Veja mais
Contrarrazões31/05/2021

Contrarrazões. Aposentadoria por invalidez. Incapacidade permanente. Análise das condições pessoais. Contribuinte individual que presta serviço como pedreiro.

Veja mais
Petições Iniciais10/12/2019

Petição inicial. Salário-maternidade. Inaplicabilidade do prazo decadencial previsto pela MP 871/2019. Nascimento anterior à edição da MP.

Veja mais