Contrarrazões. Incidente Regional de Uniformização. Benefício Assistencial. Reexame de matéria de fato. (Des)necessidade de caracterização do impedimento de longo prazo

Contrarrazões

Publicado em: 05/02/2019 12:59:22Atualizado em: 21/10/2020 20:13:09

Modelo de contrarrazões a Incidente Regional de Uniformização em ação de concessão de benefício assistencial. O modelo possui tópico sustentando que o recurso interposto não deve ser admitido por tratar-se de reexame de matéria de fato, porquanto a matéria discutida diz respeito à (des)necessidade de caracterização do impedimento de longo prazo para concessão do benefício assistencial, que exige o reexame de matéria fática.

O Prev já ajudou mais de 90 mil advogados.Tenha acesso a mais de 3 mil petições no acervo.

Veja os planos

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) FEDERAL PRESIDENTE DA TURMA REGIONAL DE UNIFORMIZAÇÃO DA JURISPRUDÊNCIA DOS JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS

${cliente_nomecompleto}, já cadastrado eletronicamente, vem, com o devido respeito, perante Vossa Excelência, por meio de seus procuradores, apresentar

 CONTRARRAZÕES

ao Incidente Regional de Uniformização interposto pelo INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL, pelos fundamentos fáticos e jurídicos que passa a expor:

EGRÉGIA TURMA REGIONAL DE UNIFORMIZAÇÃO

O Acórdão prolatado pela D. Turma Recursal do Estado do ${processo_estado}   deve ser mantido, pois a matéria foi examinada em sintonia com as provas constantes dos autos e fundamentada com as normas legais aplicáveis, inadmitindo, data máxima vênia, qualquer espécie de modificação, sob pena de atentar contra o melhor Direito.

O Incidente de Uniformização interposto pela Autarquia Previdenciária sustenta que a Turma Recursal do ${processo_estado} contrariou o entendimento de Turmas Recursais do ${informacao_generica}.

DO PEDIDO DE UNIFORMIZAÇÃO PARA A TURMA REGIONAL

 DO REEXAME DE MATÉRIA DE FATO

Em um primeiro momento, faz-se mister destacar que a matéria em discussão diz respeito a (des)necessidade de caracterização do impedimento de longo prazo para concessão do benefício assistencial a qual implica em reexame de matéria de fato, circunstância vedada pela Súmula 42 da Turma Nacional de Uniformização. Perceba-se:

Súmula 42 da TNU: Não se conhece de incidente de uniformização que implique reexame de matéria de fato.

Portanto, verifica-se que o recurso NÃO DEVE SER ADMITIDO.

DA MATÉRIA JÁ PACIFICADA PELA TURMA REGIONAL DE UNIFORMIZAÇÃO

Aliás, faz-se mister destacar que a matéria em discussão já foi pacificada pela Egrégia Turma Regional de Uniformização no Julgamento do PEDILEF nº 5000453-14.2017.4.04.7000/PR, ocasião em que foi pacificado o entendimento de que para verificação da existência de impedimento de longo prazo devem ser consideradas as condições pessoais do Requerente. Senão, perceba:

BENEFÍCIO ASSISTENCIAL. INCAPACIDADE TEMPORÁRIA E IMPEDIMENTO DE LONGO PRAZO. NECESSIDADE DE ANÁLISE DAS CONDIÇÕES PESSOAIS. 1. A Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, recepcionada no âmbito constitucional, define "pessoa com deficiência" de forma evolutiva e vinculada às circunstâncias concretas do contexto social em que inserido o indivíduo. 2. Em simetria com as disposições constitucionais, foi instituída a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015), estabelecendo em

A petição completa está disponível apenas para assinantes.

1025 palavrasPetição completa (5.122 palavras)

Você já leu 1025 palavras desta petição. Continue lendo, faça download desta petição formatada no Word e salve-a em seu computador, em formato .doc.

ASSINE O PREV E CONTINUE LENDO

Além de ter acesso a petições escritas por nossa equipe dedicada, que ganharam casos reais, você também poderá:

Fazer um cálculo previdenciário em até 5 minutos!

Basta enviar o CNIS do segurado e nós organizamos todos os vínculos rapidamente. Você os revisa e envia para cálculo.

Ter o diagnóstico completo dos benefícios disponíveis

Agora escolher o melhor benefício se tornou incrivelmente mais fácil. Você tem o retrato completo do seu segurado.

Receber as melhores petições para cada caso

Petições como a que você acabou de ler acima, já vêm preenchidas com os dados do segurado e pronta em PDF para protocolar ou imprimir.

O Prev já ajudou mais de 70 mil advogados a modernizar as rotinas de seu escritório previdenciário.

Embargos de Declaração09/11/2021

Embargos de declaração. Omissão quanto ao IRDR 12 do TRF4. Presunção absoluta de miserabilidade. Renda per capta inferior ao limite legal.

Petições Iniciais04/09/2019

Petição Inicial. Aposentadoria por Idade Rural. Possibilidade de cumulação com pensão por morte superior ao salário mínimo

Recurso de Apelação31/05/2021

Recurso de apelação. Aposentadoria por idade rural. Cômputo de auxílio-doença intercalado para fins de carência. Tema 1.125, STF.

Réplicas07/01/2021

Réplica. Aposentadoria Especial. Período posterior à vigência do Decreto n° 2.172/97.

Contrarrazões31/05/2021

Contrarrazões. Aposentadoria por invalidez. Incapacidade permanente. Análise das condições pessoais. Contribuinte individual que presta serviço como pedreiro.

Petições Iniciais10/12/2019

Petição inicial. Salário-maternidade. Inaplicabilidade do prazo decadencial previsto pela MP 871/2019. Nascimento anterior à edição da MP.