Modelo de Agravo nos próprios autos - recurso extraordinário não admitido - violação direta à Constituição Federal - aposentadoria especial (ruído)

Última atualização: 19 de março de 2019

O agravo nos próprios autos é interposto contra decisão que não admitiu recurso extraordinário do autor em processo previdenciário. O agravante alega que houve violação direta aos artigos 5º e 201, §1º da Constituição Federal, ao não se reconhecer como especial o período de trabalho exposto a ruído superior a 85 decibéis entre 1997 e 2003. Argumenta que não é necessária análise fático-probatória, mas apenas a aplicação direta do texto constitucional que garante tratamento diferenciado a trabalhadores expostos a condições prejudiciais à saúde. Sustenta que o Poder Executivo já reconheceu que níveis de ruído acima de 85 decibéis são nocivos, independentemente da data. Alega violação ao princípio da igualdade ao se adotar limite diferenciado de tolerância ao ruído em determinado período. Requer o provimento do agravo para que o recurso extraordinário seja admitido e apreciado pelo STF.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados.Tenha acesso a mais de 4 mil petições no acervo.

Veja os planos

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A)  DOUTOR(A)  JUIZ(A)  FEDERAL PRESIDENTE DAS TURMAS RECURSAIS DOS JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS DO ${processo_estado}

 

Processo nº ${informacao_generica}

 

${cliente_nomecompleto}, já qualificado nos autos do presente processo, vem, respeitosamente, perante Vossa Excelência, por meio dos seus procuradores, com fulcro no art. 1.042 do CPC/2015, interpor

AGRAVO NOS PRÓPRIOS AUTOS

em face da r. decisão proferida no evento XX que equivocadamente não admitiu o Recurso Extraordinário interposto pelo ora Agravante, pelas razões de fato e de direito expostas na minuta anexa:

 

REQUER, outrossim, seja determinado o regular processamento do presente recurso e a remessa ao Egrégio Supremo Tribunal Federal.

 

Nesses Termos;

Pede Deferimento.

 

${processo_cidade}, ${processo_hoje}.

 

${advogado_assinatura}

 

MINUTA DO AGRAVO

DECISÃO DENEGATÓRIA DE RECURSO EXTRAORDIÁRIO

PROCESSO             : ${informacao_generica}

AGRAVANTE         : ${cliente_nomecompleto}

AGRAVADO            : INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL (INSS)

ORIGEM                  : PRESIDÊNCIA DAS TURMAS RECURSAIS DO UF

Egrégio Supremo Tribunal Federal

Colenda Turma

Excelentíssimo Senhor Relator

 

Insurge-se o Agravante em face de decisão monocrática que negou seguimento ao Recurso Extraordinário interposto contra o acórdão proferido pela Turma Recursal do ${processo_estado}.

O referido acórdão negou provimento ao recurso inominado interposto pela Parte Autora, sob o fundamento de que não é possível o reconhecimento do tempo de serviço especial do período de ${data_generica} a ${data_generica}, por entenderem os componentes da Turma Recursal ser necessária a exposição a nível de ruído superior a 90 decibéis, conforme previsto na legislação vigente à época do labor exercido.

Inconformado, o Autor interpôs recurso extraordinário, a fim de que fosse aplicado o disposto no artigo 201, § 1º, da Const

A petição completa está disponível apenas para assinantes.

1025 palavrasPetição completa (5.122 palavras)

Você já leu 1025 palavras desta petição. Continue lendo, faça download desta petição formatada no Word e salve-a em seu computador, em formato .doc.

ASSINE O PREV E CONTINUE LENDO

Além de ter acesso a petições escritas por nossa equipe dedicada, que ganharam casos reais, você também poderá:

Fazer um cálculo previdenciário em até 5 minutos!

Basta enviar o CNIS do segurado e nós organizamos todos os vínculos rapidamente. Você os revisa e envia para cálculo.

Ter o diagnóstico completo dos benefícios disponíveis

Agora escolher o melhor benefício se tornou incrivelmente mais fácil. Você tem o retrato completo do seu segurado.

Receber as melhores petições para cada caso

Petições como a que você acabou de ler acima, já vêm preenchidas com os dados do segurado e pronta em PDF para protocolar ou imprimir.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados a modernizar as rotinas de seu escritório previdenciário.