Modelo de Recurso inominado - benefício assistencial - inexistência (relativização) da coisa julgada (LOAS)

Última atualização: 10 de janeiro de 2019

O recurso inominado contesta a sentença que extinguiu o processo sem resolução do mérito por entender haver coisa julgada em relação a um processo anterior. O recorrente argumenta que a causa de pedir é diversa, pois no processo anterior buscava-se o restabelecimento do Benefício de Prestação Continuada, enquanto na ação atual pleiteia-se a concessão do benefício, indeferido administrativamente por motivo distinto. Alega-se também alteração na composição do grupo familiar do autor. São citadas jurisprudências do TRF4 afastando a coisa julgada em casos semelhantes. O recorrente sustenta que a coisa julgada não deve ser absoluta em matéria previdenciária, citando doutrina nesse sentido. Pede-se a anulação da sentença e o reconhecimento da inexistência de coisa julgada, para que o mérito seja analisado.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados.Tenha acesso a mais de 4 mil petições no acervo.

Veja os planos

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) FEDERAL DA ${informacao_generica}ª VARA FEDERAL DA SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE ${processo_cidade}

 

 Processo nº: ${informacao_generica}

 

${cliente_nomecompleto}, já devidamente qualificado nos autos do presente processo, vem, respeitosamente, perante Vossa Excelência, por meio de seus procuradores, inconformado com a sentença proferida, interpor RECURSO INOMINADO, com fulcro no art. 1.009 e segs. do CPC, c/c 42 da Lei 9.099/95. Nessa conformidade, REQUER o recebimento do recurso, sendo remetidos os autos, com as razões recursais anexas, à Egrégia Turma Recursal, para que, ao final, seja dado provimento ao presente recurso. Deixa de juntar preparo por ser beneficiário de AJG (evento ${informacao_generica}).

 

Nesses Termos;

Pede Deferimento.

 

${processo_cidade}, ${processo_hoje}.

 

${advogado_assinatura}

RECURSO INOMINADO

Recorrente  ${cliente_nomecompleto}

Recorrido     :    Instituto Nacional do Seguro Social

Processo nº :    ${informacao_generica}

Origem          :${informacao_generica}ª Vara Federal de ${processo_cidade}

 

Colenda Turma

                             Eméritos Julgadores

 

O Autor (ora Recorrente) ajuizou o presente processo visando a concessão de Benefício de Prestação Continuada, indeferido na esfera administrativa por entender o INSS que o Demandante não satisfaz o requisito socioeconômico inerente ao benefício pretendido.

Instruído o feito, o Magistrado entendeu haver coisa julgada em relação ao processo nº ${informacao_generica}, extinguindo a ação sem resolução do mérito. Desta forma, não resta alternativa ao Autor senão a interposição do presente, visando a anulação da sentença a quo.

 

 Razões Recursais

Conforme narrado anteriormente, entendeu o N. Julgador haver coisa julgada na presente demanda em relação ao processo nº ${informacao_generica}, em que a Autora postulou o restabelecimento do Benefício de Prestação Continuada, tendo sido aquele feito julgado improcedente.

Isto, pois, no entender do D. Magistrado, não houve alteração  fática da situação socioeconômica do Autor em relação ao processo anterior.

O entendimento do D. Magistrado é equivocado, data vênia.

Excelências, em que pese a existência de processo anterior, a bem da verdade é que a causa de pedir na presente ação é diversa. Enquanto no processo anterior se discutia o RESTABELECIMENTO do Benefício de Prestação Continuada, cessado pelo INSS em razão de suposta inexistência de incapacid

A petição completa está disponível apenas para assinantes.

1025 palavrasPetição completa (5.122 palavras)

Você já leu 1025 palavras desta petição. Continue lendo, faça download desta petição formatada no Word e salve-a em seu computador, em formato .doc.

ASSINE O PREV E CONTINUE LENDO

Além de ter acesso a petições escritas por nossa equipe dedicada, que ganharam casos reais, você também poderá:

Fazer um cálculo previdenciário em até 5 minutos!

Basta enviar o CNIS do segurado e nós organizamos todos os vínculos rapidamente. Você os revisa e envia para cálculo.

Ter o diagnóstico completo dos benefícios disponíveis

Agora escolher o melhor benefício se tornou incrivelmente mais fácil. Você tem o retrato completo do seu segurado.

Receber as melhores petições para cada caso

Petições como a que você acabou de ler acima, já vêm preenchidas com os dados do segurado e pronta em PDF para protocolar ou imprimir.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados a modernizar as rotinas de seu escritório previdenciário.