Requerimento - Restituição de contribuições previdenciárias - segurada do RPPS que contribuiu para o RGPS sem exercer atividade no setor privado

Requerimento Administrativo

Publicado em: 22/03/2017, 06:55:16Atualizado em: 31/08/2022, 01:12:00

Requerimento administrativo de restituição de contribuições previdenciária vertidas para o RGPS, por segurada de RPPS que não exercia atividade no setor privado

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados.Tenha acesso a mais de 4 mil petições no acervo.

Veja os planos

ILUSTRÍSSIMO AUDITOR DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL SENHOR ${informacao_generica}

Intimação nº ${informacao_generica}

${cliente_nomecompleto}, já devidamente qualificado, vem, por meio de seus procuradores, dizer e requerer o que segue:

Em face da intimação supramencionada para que o Requerente apresentasse documentos pertinentes e prestasse demais esclarecimento acerca da procedência dos créditos requeridos, a Requerente acha oportuno tecer algumas considerações.

DA TEMPESTIVIDADE

Conforme se verifica da informação de rastreamento do AR emitido pela Receita Federal (site do correio) o Requerente recebeu a intimação a Receita Federal em ${data_generica}.  Dessa forma o prazo para cumprimento da intimação se encerrar em ${data_generica}.

DOS FATOS 

O Requerente é servidor público do Município de ${informacao_generica} desde ${data_generica}.

Não fazia a ideia o requerente que, por se tratar de servidor público vinculado a RPPS, somente poderia recolher contribuições para o RGPS caso viesse a desenvolver atividade remunerada que a enquadrasse como segurado obrigatório do INSS.

Assim, acreditando ser possível obter uma aposentadoria no RPPS do Município e Regime Geral de Previdência Social mesmo sem exercer atividade remunerada na esfera privada, o Demandante continuou a verter contribuições previdenciárias por conta própria para o INSS com cadastro e sob o código referente ao segurado contribuinte individual, tal como fazia antes de ingressar no serviço público.

Todavia, ao solicitar a concessão de aposentadoria no INSS, o Requerente teve o benefício de aposentadoria indeferido sob o fundamento de que as contribuições posteriores a março de 1994 não poderiam ser computadas porque a Demandante não apresentou elementos capazes de comprovar o exercício de atividade remunerada e que é vedado ao servidor público recolher contribuições ao INSS na condição de segurado facultativo.

A condição de servidor público é comprovada pela cópia da declaração do município, autenticada pelo servidor do INSS (eis que a certidão original está anexa no processo de aposentadoria NB ${informacao_generica}a impossibilidade de computo das contribuições para fins de concessão de aposentadoria ante ausência de exercício de atividade remunerada e a vedação ao recolhimento de contribuições como segurada facultativa está devidamente comprovada mediante cópia autenticada do despacho indeferitório da apo

A petição completa está disponível apenas para assinantes.

1025 palavrasPetição completa (5.122 palavras)

Você já leu 1025 palavras desta petição. Continue lendo, faça download desta petição formatada no Word e salve-a em seu computador, em formato .doc.

ASSINE O PREV E CONTINUE LENDO

Além de ter acesso a petições escritas por nossa equipe dedicada, que ganharam casos reais, você também poderá:

Fazer um cálculo previdenciário em até 5 minutos!

Basta enviar o CNIS do segurado e nós organizamos todos os vínculos rapidamente. Você os revisa e envia para cálculo.

Ter o diagnóstico completo dos benefícios disponíveis

Agora escolher o melhor benefício se tornou incrivelmente mais fácil. Você tem o retrato completo do seu segurado.

Receber as melhores petições para cada caso

Petições como a que você acabou de ler acima, já vêm preenchidas com os dados do segurado e pronta em PDF para protocolar ou imprimir.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados a modernizar as rotinas de seu escritório previdenciário.

Embargos de Declaração09/11/2021

Embargos de declaração. Omissão quanto ao IRDR 12 do TRF4. Presunção absoluta de miserabilidade. Renda per capta inferior ao limite legal.

Veja mais
Petições Iniciais04/09/2019

Petição Inicial. Aposentadoria por Idade Rural. Possibilidade de cumulação com pensão por morte superior ao salário mínimo

Veja mais
Recurso de Apelação31/05/2021

Recurso de apelação. Aposentadoria por idade rural. Cômputo de auxílio-doença intercalado para fins de carência. Tema 1.125, STF.

Veja mais
Réplicas07/01/2021

Réplica. Aposentadoria Especial. Período posterior à vigência do Decreto n° 2.172/97.

Veja mais
Contrarrazões31/05/2021

Contrarrazões. Aposentadoria por invalidez. Incapacidade permanente. Análise das condições pessoais. Contribuinte individual que presta serviço como pedreiro.

Veja mais
Petições Iniciais10/12/2019

Petição inicial. Salário-maternidade. Inaplicabilidade do prazo decadencial previsto pela MP 871/2019. Nascimento anterior à edição da MP.

Veja mais