Modelo de Requerimento - Restituição de contribuições previdenciárias - segurada do RPPS que contribuiu para o RGPS sem exercer atividade no setor privado

Última atualização: 31 de agosto de 2022

O requerente, servidor público municipal vinculado a RPPS, solicita restituição de contribuições previdenciárias indevidamente recolhidas ao RGPS entre datas específicas. Alega que, por desconhecimento da legislação, continuou contribuindo ao INSS após ingressar no serviço público, acreditando poder obter dupla aposentadoria. Ao solicitar aposentadoria no INSS, teve o pedido indeferido por não comprovar exercício de atividade remunerada. Fundamenta o pedido no art. 165, I do CTN, argumentando que a retenção dos valores caracteriza enriquecimento ilícito do ente público. Solicita restituição das contribuições ou, subsidiariamente, que o INSS forneça documentos adicionais do processo de aposentadoria. Pede que intimações sejam enviadas ao escritório de seus procuradores.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados.Tenha acesso a mais de 4 mil petições no acervo.

Veja os planos

ILUSTRÍSSIMO AUDITOR DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL SENHOR ${informacao_generica}

Intimação nº ${informacao_generica}

${cliente_nomecompleto}, já devidamente qualificado, vem, por meio de seus procuradores, dizer e requerer o que segue:

Em face da intimação supramencionada para que o Requerente apresentasse documentos pertinentes e prestasse demais esclarecimento acerca da procedência dos créditos requeridos, a Requerente acha oportuno tecer algumas considerações.

DA TEMPESTIVIDADE

Conforme se verifica da informação de rastreamento do AR emitido pela Receita Federal (site do correio) o Requerente recebeu a intimação a Receita Federal em ${data_generica}.  Dessa forma o prazo para cumprimento da intimação se encerrar em ${data_generica}.

DOS FATOS 

O Requerente é servidor público do Município de ${informacao_generica} desde ${data_generica}.

Não fazia a ideia o requerente que, por se tratar de servidor público vinculado a RPPS, somente poderia recolher contribuições para o RGPS caso viesse a desenvolver atividade remunerada que a enquadrasse como segurado obrigatório do INSS.

Assim, acreditando ser possível obter uma aposentadoria no RPPS do Município e Regime Geral de Previdência Social mesmo sem exercer atividade remunerada na esfera privada, o Demandante continuou a verter contribuições previdenciárias por conta própria para o INSS com cadastro e sob o código referente ao segurado contribuinte individual, tal como fazia antes de ingressar no serviço público.

Toda

A petição completa está disponível apenas para assinantes.

1025 palavrasPetição completa (5.122 palavras)

Você já leu 1025 palavras desta petição. Continue lendo, faça download desta petição formatada no Word e salve-a em seu computador, em formato .doc.

ASSINE O PREV E CONTINUE LENDO

Além de ter acesso a petições escritas por nossa equipe dedicada, que ganharam casos reais, você também poderá:

Fazer um cálculo previdenciário em até 5 minutos!

Basta enviar o CNIS do segurado e nós organizamos todos os vínculos rapidamente. Você os revisa e envia para cálculo.

Ter o diagnóstico completo dos benefícios disponíveis

Agora escolher o melhor benefício se tornou incrivelmente mais fácil. Você tem o retrato completo do seu segurado.

Receber as melhores petições para cada caso

Petições como a que você acabou de ler acima, já vêm preenchidas com os dados do segurado e pronta em PDF para protocolar ou imprimir.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados a modernizar as rotinas de seu escritório previdenciário.