Modelo de Petição Inicial - Auxílio-doença indenizado até início de salário-maternidade - dispensa de carência por gestação de risco

Última atualização: 01 de junho de 2019

O resumo da petição é: A autora requer a concessão de benefício por incapacidade devido a problemas na gestação, indeferido administrativamente por falta de carência. Argumenta-se que a carência é dispensada nesse caso, conforme art. 26, II da Lei 8.213/91 e jurisprudência. A autora alega preencher os demais requisitos, comprovando qualidade de segurada pelo CNIS. Pede-se a concessão de auxílio-doença de forma indenizada, desde a constatação da incapacidade até o início do salário-maternidade, com pagamento das parcelas vencidas e vincendas corrigidas. Solicita-se gratuidade da justiça, citação do INSS, produção de provas e, em caso de recurso, pagamento de custas e honorários advocatícios. O valor da causa é de R$ ${processo_valordacausa}.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados.Tenha acesso a mais de 4 mil petições no acervo.

Veja os planos

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ FEDERAL DO JUIZADO ESPECIAL PREVIDENCIÁRIO DA SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE ${processo_cidade}

 

${cliente_nomecompleto}, já cadastrada eletronicamente, vem, com o devido respeito perante Vossa Excelência, por meio de seu procurador, propor

AÇÃO PREVIDENCIÁRIA DE PAGAMENTO INDENIZADO DE BENEFÍCIO POR INCAPACIDADE

Em face do INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL (INSS), pelos seguintes fundamentos fáticos e jurídicos que passa a expor:

 

1.      FATOS

A Autora requereu, junto à Autarquia Previdenciária, a concessão de benefício por incapacidade, que foi indeferido, conforme documento anexo. Apesar de a incapacidade ao trabalho ter sido reconhecida pela perícia administrativa, o benefício restou indeferido em virtude de “não ter sido cumprido o período de carência exigido por lei”.

Contudo, é prudente ressaltar que, encontrando-se incapacitada em virtude de problemas em sua gestação, a Autora tem maior guarida legal, inclusive no que consta à carência, conforme se demonstrará posteriormente. Nesta senda, seria devido à Autora o benefício por incapacidade (no mínimo, até a data de nascimento do seu filho), eis que satisfeitos os requisitos relativos ao mesmo.

Sendo assim, recorre à via Judicial para que lhe seja reparado o dano que lhe fora causado em sede administrativa.

Dados sobre a enfermidade:

Doença/enfermidadePatologias relacionadas à gestação (CID 10 – F 32 e O 14.0)
Limitações decorrentes da moléstiaEncontrava-se incapacitada para o trabalho.

 

Dados sobre o requerimento administrativo:

 

A petição completa está disponível apenas para assinantes.

1025 palavrasPetição completa (5.122 palavras)

Você já leu 1025 palavras desta petição. Continue lendo, faça download desta petição formatada no Word e salve-a em seu computador, em formato .doc.

ASSINE O PREV E CONTINUE LENDO

Além de ter acesso a petições escritas por nossa equipe dedicada, que ganharam casos reais, você também poderá:

Fazer um cálculo previdenciário em até 5 minutos!

Basta enviar o CNIS do segurado e nós organizamos todos os vínculos rapidamente. Você os revisa e envia para cálculo.

Ter o diagnóstico completo dos benefícios disponíveis

Agora escolher o melhor benefício se tornou incrivelmente mais fácil. Você tem o retrato completo do seu segurado.

Receber as melhores petições para cada caso

Petições como a que você acabou de ler acima, já vêm preenchidas com os dados do segurado e pronta em PDF para protocolar ou imprimir.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados a modernizar as rotinas de seu escritório previdenciário.