Modelo de Petição Inicial. Conversão de Auxílio Acidente em Auxílio-Doença ou Aposentadoria por Invalidez. Agravamento da Doença.
Modelos de Incapacidade para o Trabalho
Modelos de Conversão de auxílio-acidente
Modelos de Aposentadoria por incapacidade permanente
Modelos de Agravamento de patologias
Modelos de Incapacidade definitiva
Modelos de Redução da capacidade laborativa
Conversão de auxílio-acidente em aposentadoria por incapacidade permanente
Agravamento de patologias e incapacidade definitiva para atividades laborais
Análise das condições pessoais e sociais do segurado (Súmula 47 da TNU)
Adicional de 25% para aposentados por invalidez que necessitam de ajuda de terceiros
Termo inicial do benefício na data de cessação do benefício incapacidade temporária
Modelo de petição inicial para converter o benefício de auxílio-acidente em aposentadoria por incapacidade permanente, em virtude do agravamento das sequelas que limitam a capacidade laborativa da parte autora. Alega-se erro do INSS ao avaliar a incapacidade, solicitando a concessão do benefício mais vantajoso, além da majoração de 25%. Requer o benefício a contar da DIB do auxílio-acidente, alternativamente da DER do benefício incapacidade; ou ainda da data em que constatada a incapacidade total e permanente. Pedido de provas periciais e julgamento favorável, com condenação do INSS ao pagamento das parcelas vencidas e vincendas, correção monetária, juros e honorários advocatícios. Importante explicar que o benefício de auxílio-acidente é concedido as pessoas que apresentem redução da capacidade laborativa após sofrerem acidente do trabalho ou de qualquer natureza. O benefício encontra previsão no artigo 86 da Lei 8.213/91. Já o benefício de aposentadoria por incapacidade permanente encontra previsão no artigo 42 da Lei 8.213/91, e é concedido aos segurados que apresentarem incapacidade para as atividades laborais de forma permanente. Para ambos os benefícios é necessário comprovar o vínculo com a previdência, isto é, a qualidade de segurado. No presente caso, o segurado recebeu o benefício de auxílio-doença acidentário e ao realizar a prorrogação foi convertido em auxílio-acidente pela constatação de redução da capacidade. No entanto, já nesta data era possível verificar que a patologia lhe incapacitava permanentemente e era dever do INSS analisar e conceder o melhor benefício, motivo pelo qual se requer o benefício desde a concessão do benefício acidentário.
O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados.Tenha acesso a mais de 4 mil petições no acervo.
Veja os planosA petição completa está disponível apenas para assinantes.
1025 palavrasPetição completa (5.122 palavras)Você já leu 1025 palavras desta petição. Continue lendo, faça download desta petição formatada no Word e salve-a em seu computador, em formato .doc.
ASSINE O PREV E CONTINUE LENDOAlém de ter acesso a petições escritas por nossa equipe dedicada, que ganharam casos reais, você também poderá:

Fazer um cálculo previdenciário em até 5 minutos!
Basta enviar o CNIS do segurado e nós organizamos todos os vínculos rapidamente. Você os revisa e envia para cálculo.

Ter o diagnóstico completo dos benefícios disponíveis
Agora escolher o melhor benefício se tornou incrivelmente mais fácil. Você tem o retrato completo do seu segurado.

Receber as melhores petições para cada caso
Petições como a que você acabou de ler acima, já vêm preenchidas com os dados do segurado e pronta em PDF para protocolar ou imprimir.
O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados a modernizar as rotinas de seu escritório previdenciário.