Petição inicial. Reconhecimento de atividade especial no exército. Legitimidade da União. Súmula 33 STF.

Publicado em: 10/03/2021 13:29:55Atualizado em: 10/03/2021 13:29:57

Modelo de petição inicial em processo de reconhecimento de atividade especial no Exército, comprovando a legitimidade da União. Contém a aplicação da Súmula 33 do STF. A argumentação é de que os militares perderam a qualidade de servidores públicos somente com a publicação da EC 18/98. Profissional instrumentador cirúrgico.

O Prev já ajudou mais de 90 mil advogados.Tenha acesso a mais de 3 mil petições no acervo.

Veja os planos

MERITÍSSIMO JUÍZO DE VARA FEDERAL DA SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE ${processo_cidade}  



${cliente_nomecompleto}, já cadastrado eletronicamente vem, com o devido respeito, perante Vossa Excelência, por meio de seu procurador, propor

AÇÃO DE RECONHECIMENTO DE TEMPO DE SERVIÇO ESPECIAL E EMISSÃO DE DECLARAÇÃO DE ATIVIDADE ESPECIAL

em face da UNIÃO – ADVOCACIA GERAL DA UNIÃO, pelos seguintes fundamentos fáticos e jurídicos que passa a expor:




I. FATOS E FUNDAMENTOS JURÍDICOS

O Demandante laborou junto ao ${informacao_generica}, instituição militar, no período de ${data_generica}, no cargo de instrumentador cirúrgico.

Nesse contexto, tem-se o Certificado de Reservista do autor referente a todo período, passível de aproveitamento pelo INSS. Veja-se:

[IMAGEM]

Ocorre que, embora o Sr. ${cliente_nome} tenha exercido atividade especial, com sujeição a agentes nocivos, em todo o período laborado junto ao Exército, este se negou a emitir Declaração de Atividade Especial, consoante ofício remetido em anexo.

Logo, a fim de viabilizar, posteriormente, a concessão de Aposentadoria Especial à Parte Autora perante o RGPS (INSS), é necessário que a especialidade do período de ${data_generica} seja devidamente reconhecida pelo Exército, quando, repisa-se, o Sr. ${cliente_nome} laborou sob condições especiais.

I.I - LEGITIMDADE PASSIVA DA UNIÃO

É importante registrar que a legitimidade para reconhecer tempo de serviço especial é do Regime em que o cidadão foi vinculado durante o período, mesmo quando deseja averbá-lo junto ao INSS (RGPS). Veja-se:

EMENTA: PREVIDENCIÁRIO. AGRAVO DE INSTRUMENTO. RECONHECIMENTO DE ATIVIDADE ESPECIAL. REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL. EXÉRCITO BRASILEIRO. ILEGITIMIDADE PASSIVA DO INSS. O Instituto Nacional do Seguro Social não é parte legítima para responder ao pedido de reconhecimento de atividade especial exercida junto ao Exército Brasileiro, sujeito a regime próprio de Previdência   Social. (TRF4,   AG 5025773-12.2020.4.04.0000,   QUINTA   TURMA, Relator ALTAIR ANTONIO GREGÓRIO, juntado aos autos em 30/09/2020)

EMENTA: PREVIDENCIÁRIO. AGRAVO DE INSTRUMENTO. RECONHECIMENTO DE ATIVIDADE ESPECIAL. REGIME PRÓPRIO DE PREVIDÊNCIA SOCIAL. EXÉRCITO BRASILEIRO. ILEGITIMIDADE PASSIVA DO INSS. IMPOSSIBILIDADE DE CUMULAÇÃO DE PEDIDO EM FACE DA UNIÃO NO MESMO PROCESSO. 1. O Instituto Nacional do Seguro Social não é parte legítima para responder ao pedido de reconhecimento de atividade especial   exercida   junto   ao    Exército    Brasileiro,    sujeito    a regime próprio de Previdência Social. 2. Resta impossível a cumulação de pedidos distintos contra réus também distintos no mesmo processo, porquanto dependeria da formação de litisconsórcio passivo em relação a todos os pedidos. Precedentes. (TRF4, AG 5008257-76.2020.4.04.0000, QUINTA TURMA, Relator ALTAIR ANTONIO GREGÓRIO, juntado aos autos em 30/07/2020)

Portanto, tem a União legitimidade para configurar o polo passivo da presente demanda.

A petição completa está disponível apenas para assinantes.

1025 palavrasPetição completa (5.122 palavras)

Você já leu 1025 palavras desta petição. Continue lendo, faça download desta petição formatada no Word e salve-a em seu computador, em formato .doc.

ASSINE O PREV E CONTINUE LENDO

Além de ter acesso a petições escritas por nossa equipe dedicada, que ganharam casos reais, você também poderá:

Fazer um cálculo previdenciário em até 5 minutos!

Basta enviar o CNIS do segurado e nós organizamos todos os vínculos rapidamente. Você os revisa e envia para cálculo.

Ter o diagnóstico completo dos benefícios disponíveis

Agora escolher o melhor benefício se tornou incrivelmente mais fácil. Você tem o retrato completo do seu segurado.

Receber as melhores petições para cada caso

Petições como a que você acabou de ler acima, já vêm preenchidas com os dados do segurado e pronta em PDF para protocolar ou imprimir.

O Prev já ajudou mais de 70 mil advogados a modernizar as rotinas de seu escritório previdenciário.

Requerimento Administrativo22/10/2019

Requerimento administrativo. Aposentadoria pela regra do pedágio de 100%. Regra de transição da Reforma da Previdência. Art. 20, EC 103/2019.

Embargos de Declaração18/05/2021

Embargos de declaração. Aposentadoria por Invalidez. Contradição. Honorários sucumbenciais. Recorrente vencido.

Requerimento Administrativo25/11/2019

Requerimento administrativo. Aposentadoria especial de professora. Contagem de tempo comum para pontuação. Não incidência do fator previdenciário.

Requerimento Administrativo30/09/2020

Requerimento administrativo. Seguro defeso do pescador artesanal. Lei 10.779/2003.

Petições21/04/2021

Pedido de Reconsideração. Sobrestamento pelo Tema 1.083 do STJ

Requerimento Administrativo29/04/2021

Requerimento administrativo. Aposentadoria por Tempo de Contribuição. Regra de transição. Pedágio 50%. Anotação só na CTPS. Empregado doméstico.