Modelo de Apelação. Pensão por Morte. Segurada instituidora beneficiária de Amparo por Invalidez. Não incide decadência ou prescrição sobre o caso.

Última atualização: 01 de novembro de 2019

O recurso de apelação interposto pelo cliente contesta a sentença que extinguiu o processo sem resolução do mérito por decadência. O apelante argumenta que não se trata de revisão de benefício, mas sim de concessão de pensão por morte, que foi cancelada indevidamente antes de qualquer pagamento. Alega que não há decadência para concessão de benefício, apenas para revisão. Subsidiariamente, argumenta que, mesmo se considerado revisão do benefício da falecida esposa, não incidiria decadência pois há questões não apreciadas pela Administração na concessão original, como o direito à aposentadoria por invalidez em vez do amparo previdenciário concedido. Defende que a esposa fazia jus a benefício previdenciário como segurada especial rural após a CF/88, por isonomia. Requer a reforma da sentença para conceder a pensão por morte desde o requerimento administrativo cancelado.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados.Tenha acesso a mais de 4 mil petições no acervo.

Veja os planos

MERITÍSSIMO JUÍZO DA VARA FEDERAL DA SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE ${processo_cidade}

                                        

 

 

${cliente_nomecompleto}, já cadastrado eletronicamente, vem, respeitosamente, perante Vossa Excelência, por meio de seus procuradores, inconformado com a sentença proferida, interpor

RECURSO DE APELAÇÃO

com fulcro no art. 1.009 e segs. do CPC. Nessa conformidade, REQUER o recebimento da apelação, sendo remetidos os autos, com as razões anexas, ao Egrégio Tribunal Regional Federal da ${informacao_generica} Região, para que, ao final, seja dado provimento ao presente. Por fim, deixa de juntar preparo por ser beneficiário da Gratuidade da Justiça (Evento ${informacao_generica}).

 

Nesses termos,

Pede Deferimento.

 

${processo_cidade},${processo_hoje}.

${advogado_assinatura}  

 

 RAZÕES DA APELAÇÃO

 

PROCESSO           : ${informacao_generica}  

APELANTE           : ${cliente_nomecompleto}  

RECORRIDO        : INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL (INSS)

ORIGEM               : VARA FEDERAL DE ${processo_cidade}  

 

Egrégio Tribunal;

Eméritos Julgadores.

BREVE RELATÓRIO DO PROCESSO

 

O Autor, ora Apelante, ajuizou ação previdenciária pleiteando a concessão do benefício de pensão por morte, em razão do falecimento de sua esposa, Sra. ${informacao_generica}.

Foi determinada a realização de Justificação Judicial (evento ${informacao_generica}) e o Réu contestou o feito.

Por ocasião da sentença, o N. Julgador extinguiu o feito sem resolução do mérito, sustentando a decadência do direito à revisão do benefício assistencial auferido pela segurada falecida e esposa do Demandante.

Em razão disso, faz-se necessária a interposição do presente Recurso de Apelação.

DO MÉRITO

DA INEXISTÊNCIA DE DECADÊNCIA

 

Em suma, sustenta o D. Juízo que a parte Autora estaria, na verdade, requerendo a revisão do benefício assistencial que auferia a sua cônjuge, através da mudança da sua natureza de natureza assistencial para previdenciária.

Em razão disso, decidiu “pela aplicação do prazo de 10 anos decadência de direito à revisão pelo segurado ou beneficiário, em decorrência da MP nº 1.523-9, convertida na Lei nº 9.528/97, da MP nº 138, de 19/11/2003, convertida na Lei nº 10.839/04, e dos princípios da isonomia, da segurança jurídica e da uniformidade de prazos” (Evento ${informacao_generica}).

Dessa forma, já teria decaído o direito de revisão do benefício auferido pela segurada falecida, uma vez que do início do prazo decadencial, ocorrido na data do cancelamento da pensão por morte em ${data_generica}, e o ajuizamento da presente ação, ocorrido em ${data_generica}, já teria se passado mais de 10 (dez) anos.

Todavia, consoante se de

A petição completa está disponível apenas para assinantes.

1025 palavrasPetição completa (5.122 palavras)

Você já leu 1025 palavras desta petição. Continue lendo, faça download desta petição formatada no Word e salve-a em seu computador, em formato .doc.

ASSINE O PREV E CONTINUE LENDO

Além de ter acesso a petições escritas por nossa equipe dedicada, que ganharam casos reais, você também poderá:

Fazer um cálculo previdenciário em até 5 minutos!

Basta enviar o CNIS do segurado e nós organizamos todos os vínculos rapidamente. Você os revisa e envia para cálculo.

Ter o diagnóstico completo dos benefícios disponíveis

Agora escolher o melhor benefício se tornou incrivelmente mais fácil. Você tem o retrato completo do seu segurado.

Receber as melhores petições para cada caso

Petições como a que você acabou de ler acima, já vêm preenchidas com os dados do segurado e pronta em PDF para protocolar ou imprimir.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados a modernizar as rotinas de seu escritório previdenciário.