Modelo de Contestação. Pensão por morte. Corré pensionista. União estável comprovada em processo judicial anterior. Coisa julgada.

Última atualização: 25 de abril de 2022

O resumo da petição é uma contestação apresentada em uma ação de concessão de pensão por morte. A ré, Sra. ${cliente_nome}, argumenta que já recebe legitimamente a pensão por decisão judicial transitada em julgado. Ela apresenta diversos documentos e provas que comprovam sua união estável com o falecido, incluindo certidão de óbito, escritura pública e fotografias. Alega que a autora, ex-cônjuge do falecido, não comprovou união estável ou dependência financeira. A contestação solicita o reconhecimento de conexão com outro processo, utilização de prova testemunhal emprestada, e pede a improcedência dos pedidos da inicial. Requer ainda a condenação da autora ao pagamento de custas e honorários advocatícios.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados.Tenha acesso a mais de 4 mil petições no acervo.

Veja os planos

MERITÍSSIMO JUÍZO DA ${informacao_generica}ª VARA FEDERAL DA SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE ${processo_cidade}

Conexão e dependência com o processo nº ${informacao_generica} ${informacao_generica}ª Vara Federal de ${processo_cidade}

 

${cliente_nomecompleto}, maior, inscrita no CPF sob o n° ${cliente_cpf}, residente e domiciliada em ${processo_cidade}, vem, por meio de seus procuradores, perante Vossa Excelência, apresentar

CONTESTAÇÃO

com fulcro no artigo 335 e seguintes do Código de Processo Civil, pelos fatos e fundamentos jurídicos que passa a expor:

 

SÍNTESE DA DEMANDA

Trata-se de ação de concessão de pensão por morte, ajuizada por ${cliente_nomecompleto} em face do Instituto Nacional do Seguro Social – INSS.

Sustenta a Demandante que ela e o falecido, Sr. ${informacao_generica}, casaram-se no ano de ${data_generica}, que se separaram consensualmente em ${data_generica} e que voltaram a se relacionar em ${data_generica}, voltando a conviver em união estável até a data de seu óbito.

Alega ter descoberto que o Sr. ${informacao_generica} manteve relação extraconjugal com a Sra. ${informacao_generica}, referindo que esta era “amante”. Ainda, argumenta que a concessão da pensão à ora corré fora indevida, alegando inclusive que teria havido má-fé da pensionista.

Fora apresentada contestação pelo Instituto Previdenciário (evento ${informacao_generica}).

A Sra. ${informacao_generica} fora citada para integrar o litisconsórcio passivo necessário, apresentando a presente contestação.

A pretensão exordial não merece prosperar, conforme se demonstrará a seguir.

FUNDAMENTOS JURÍDICOS

A. DA PENSÃO POR MORTE DA SRA. ${informacao_generica} – COISA JULGADA

Primeiramente, cabe destacar que a pensão por morte concedida à Sra. ${cliente_nome} se deu por decisão judicial (processo nº ${informacao_generica}

A petição completa está disponível apenas para assinantes.

1025 palavrasPetição completa (5.122 palavras)

Você já leu 1025 palavras desta petição. Continue lendo, faça download desta petição formatada no Word e salve-a em seu computador, em formato .doc.

ASSINE O PREV E CONTINUE LENDO

Além de ter acesso a petições escritas por nossa equipe dedicada, que ganharam casos reais, você também poderá:

Fazer um cálculo previdenciário em até 5 minutos!

Basta enviar o CNIS do segurado e nós organizamos todos os vínculos rapidamente. Você os revisa e envia para cálculo.

Ter o diagnóstico completo dos benefícios disponíveis

Agora escolher o melhor benefício se tornou incrivelmente mais fácil. Você tem o retrato completo do seu segurado.

Receber as melhores petições para cada caso

Petições como a que você acabou de ler acima, já vêm preenchidas com os dados do segurado e pronta em PDF para protocolar ou imprimir.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados a modernizar as rotinas de seu escritório previdenciário.