MERITÍSSIMO JUÍZO DA VARA FEDERAL DA SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE ${processo_cidade}
${cliente_nomecompleto}, auxiliar de limpeza, já cadastrada eletronicamente, vem, com o devido respeito, perante Vossa Excelência, por meio de seu procurador, propor
AÇÃO PREVIDENCIÁRIA DE CONCESSÃO DE BENEFÍCIO POR INCAPACIDADE COM PEDIDO LIMINAR DE ANTECIPAÇÃO DE TUTELA C/C AÇÃO DE INDENIZAÇÃO POR DANOS MORAIS
em face do INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL (INSS), pelos seguintes fundamentos fáticos e jurídicos que passa a expor:
DOS FATOS E FUNDAMENTOS JURÍDICOS
A Autora, Sr. ${cliente_nome}, requereu, junto à Autarquia Previdenciária, a concessão de benefício por incapacidade, que foi indeferido, conforme comunicado de decisão anexo.
Com efeito, o motivo da negativa ao pedido foi o alegado não cumprimento do período de doze contribuições para fins de carência exigido do benefício, com base na MP nº 767/2017. Contudo, a Autora logrou comprovar o preenchimento do requisito carência por ocasião do requerimento administrativo. Cumpre destacar que a incapacidade laborativa é incontroversa, eis que reconhecida após a realização da perícia administrativa.
Por tal motivo se ajuíza a presente ação.
Dados sobre o requerimento administrativo:
1. Número do benefício | ${informacao_generica} |
2. Data do requerimento | ${data_generica} |
3. Razão do indeferimento | Parecer contrário da perícia médica |
Dados sobre a enfermidade:
1. Doença/enfermidade: | Patologias gastrointestinais (doença de Crohn do intestino delgado CID 10 K500) e psiquiátricas (episódio depressivo grave com sintomas psicóticos CID 10 F32.2) |
2. Limitações decorrentes: | Apresenta incapacidade para as atividades laborativas habituais |
Dados sobre a ocupação[1]:
1. Ocupação | Auxiliar de limpeza |
2. Descrição sumária | Preparam refeições e prestam assistência às pessoas, cuidam de peças do vestuário como roupas e sapatos e colaboram na administração da casa, conforme orientações recebidas. Fazem arrumação ou faxina e podem cuidar de plantas do ambiente interno e de animais domésticos. |
3. Condições Gerais de Exercício | Trabalham em residências, diariamente, em tempo integral ou parcial, ou por jornada diária. As funções da diarista e da faxineira têm as seguintes distinções: a diarista tem uma gama de atividades maior: prepara refeições, lava, passa, arruma. É uma empregada doméstica para serviços gerais, em tempo parcial. A faxineira faz limpeza pesada, em dias fixados pelo empregador, tais como: lavar azulejos, banheiros, cozinhas, quintais. |
A parte Autora postula a concessão do benefício previdenciário de auxílio-doença, visto que não apresenta condições de desempenhar sua atividade laborativa habitual.
A Sr. ${cliente_nome} iniciou com um quadro de mal estar no início de abril, náusea e ausência de apetite. Realizou exames e foi diagnosticada com doença de Crohn. Necessitou de internação hospitalar no dia ${data_generica} tendo realizado cirurgia de COLECTOMIA (retirada total do cólon) com COLOSTOMIA (exteriorização do intestino grosso) no dia ${data_generica}, recebendo alta no dia ${data_generica}.
Ocorre que, necessitou de nova internação em ${data_generica} devido a vômitos constantes, diarreia, inapetência e perda de peso acentuada, permanecendo internada no Hospital de Caridade Astrogildo de Azevedo – HCAA até a presente data, sem previsão de alta ou qualquer evolução no seu quadro clínico.
Corroborando com a gravidade do seu estado de saúde, ressalta-se que a Sr. ${cliente_nome} sofreu perda de peso bastante acentuada, aproximadamente 20 (vinte) kg, e necessitou de reitervenções por complicações, tais como PERITONITE FECAL e FISTULA ENTERICA. Ademais, apresenta quadro depressivo GRAVE associado, que, obviamente é agravado em virtude da ausência de evolução do seu quadro clínico. A foto a seguir demonstra a gravidade do estado de saúde da Autora, perceba-se:
${informacao_generica}
Cumpre destacar que o INSS reconheceu a incapacidade laborativa da Autora por ocasião da perícia médica realizada na via administrativa, o que a torna INCONTROVERSA. Veja-se (em anexo):
${informacao_generica}
Além das patologias incapacitantes, o ambiente de trabalho e seu respectivo modus operandi (AUXILIAR DE LIMPEZA) corroboram para o agravamento do estado de saúde da Parte Autora. Nesse sentido, tem-se uma dupla faceta nesta relação patologia-trabalho: de um lado, a doença possui o condão de impossibilitar o exercício da atividade laborativa, e de outro, a própria ocupação, além de agravar o estado incapacitante, é o próprio parâmetro para estabelecer a incapacidade. Ou seja, a soma das funções exercidas no desempenho do labor com a patologia é o que permite chegar ao parecer positivo ou negativo quanto à incapacidade.
Assim, diante das graves patologias que acometem a Parte Autora e das árduas e cansativas funções exercidas pela sua profissão, deduz-se que a mesma se encontra incapacitada para o trabalho.
Caso venha a ser apontada sua total e permanente incapacidade, postula a concessão da aposentadoria por invalidez, a partir da data de sua efetiva constatação. Nessa circunstância, importante se faz a análise das situações referentes à majoração de 25% sobre o valor do benefício, independentemente de seu enquadramento no anexo I do Regulamento da Previdência Social (Decreto nº 3.048/99), conforme art. 45 da Lei 8.213/91.
Ainda, na hipótese de restar provado nos autos processuais que as patologias ref