Réplica. Atividade especial. Médico gastroenterologista. Contribuinte individual

Publicado em: 18/12/2018, 10:02:36Atualizado em: 30/03/2023, 02:17:57

Réplica em ação de aposentadoria por tempo de contribuição. Atividade especial na profissão de médico gastroenterologista na qualidade de contribuinte individual.

O Prev já ajudou mais de 90 mil advogados.Tenha acesso a mais de 4 mil petições no acervo.

Veja os planos

MERITÍSSIMO JUÍZO DA VARA FEDERAL DA SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE ${processo_cidade}  

${cliente_nomecompleto}, já cadastrado eletronicamente, vem, respeitosamente, perante Vossa Excelência, com fulcro nos arts. 350 e 351 do CPC/2015, dizer e requerer o que segue.

Apesar do esforço despendido na contestação, o Réu não logrou êxito em descaracterizar os argumentos trazidos na inicial.

Nesse sentido, frisa-se que as alegações presentes na contestação apresentada já foram detalhadamente analisadas na petição inicial. Assim, afim de evitar tautologia, passa-se a expor uma breve síntese dos pontos a que se insurge o INSS, bem como dos depoimentos prestados por ocasião da audiência de instrução e julgamento. 

1 – COISA JULGADA/LITISPENDÊNCIA

 Inicialmente, de forma absolutamente genérica, menciona o INSS em sua peça contestatória os institutos jurídicos da coisa julgada e da litispendência.

Sucede que, de fato, o Autor não requereu os mesmos períodos de atividade especial em qualquer outra ação previdenciária.

Por outro lado, há sim coisa julgada no tocante a possibilidade de cômputo dos períodos como contribuinte individual e empregado de empresa privada concomitantes ao exercício de emprego público, como muito bem salientado na petição inicial (processo n. ${informacao_generica}). 

2 – INEFICÁCIA PRESUMIDA DOS EPI’S – EXPOSIÇÃO A AGENTES BIOLÓGICOS

Sobre o tema, basta reiterar que o Tribunal Regional Federal da 4ª região, no julgamento do Incidente de Resolução de Demandas Repetitivas Tema n. 15, estabeleceu que os equipamentos de proteção são presumidamente ineficazes em se tratando de exposição a agentes biológicos.

Destarte, considerando que o julgamento do E. TRF da 4ª Região tem caráter vinculante por força do art.  927, inciso III, do CPC/2015, não há que se tecer maiores comentários sobre o tema. 

3 – ATIVIDADE ESPECIAL EXERCIDA PELO SEGURADO CONTRIBUINTE INDIVIDUAL

 A falta de previsão de alíquota específica para o custeio da conversão de tempo de serviço especial em comum para os contribuintes individuais não prejudica o direito à respectiva contagem diferenciada de tempo de serviço, haja vista que a Constituição Federal (art. 201, § 1º) garante de forma expressa a contagem diferenciada dos períodos laborados sob condições especiais. Assim, não há que se falar, nesse caso, em fonte específica de custeio.

Ademais, a previsão de contribuição diferenciada para os segurados empregados somente foi prevista após mais de uma década da promulgação da Constituição Federal, e ainda assim, a aposentadoria especial sempre foi cabível aos empregados que exerciam atividades sob condições especiais.

Outrossim, a Lei 8.213/91, de forma evidente, estabelece que o único requisito para a conversão de tempo de serviço especial em comum é a comprovação do trabalho exercido sob condições especiais que sejam prejudiciais à saúde ou à integridade física (art. 57, § 5º). Portanto, em momento algum a lei excepcionou o segurado contribuinte individual.

Nesse contexto, destaca-se o ente

A petição completa está disponível apenas para assinantes.

1025 palavrasPetição completa (5.122 palavras)

Você já leu 1025 palavras desta petição. Continue lendo, faça download desta petição formatada no Word e salve-a em seu computador, em formato .doc.

ASSINE O PREV E CONTINUE LENDO

Além de ter acesso a petições escritas por nossa equipe dedicada, que ganharam casos reais, você também poderá:

Fazer um cálculo previdenciário em até 5 minutos!

Basta enviar o CNIS do segurado e nós organizamos todos os vínculos rapidamente. Você os revisa e envia para cálculo.

Ter o diagnóstico completo dos benefícios disponíveis

Agora escolher o melhor benefício se tornou incrivelmente mais fácil. Você tem o retrato completo do seu segurado.

Receber as melhores petições para cada caso

Petições como a que você acabou de ler acima, já vêm preenchidas com os dados do segurado e pronta em PDF para protocolar ou imprimir.

O Prev já ajudou mais de 70 mil advogados a modernizar as rotinas de seu escritório previdenciário.

Embargos de Declaração09/11/2021

Embargos de declaração. Omissão quanto ao IRDR 12 do TRF4. Presunção absoluta de miserabilidade. Renda per capta inferior ao limite legal.

Veja mais
Petições Iniciais04/09/2019

Petição Inicial. Aposentadoria por Idade Rural. Possibilidade de cumulação com pensão por morte superior ao salário mínimo

Veja mais
Recurso de Apelação31/05/2021

Recurso de apelação. Aposentadoria por idade rural. Cômputo de auxílio-doença intercalado para fins de carência. Tema 1.125, STF.

Veja mais
Réplicas07/01/2021

Réplica. Aposentadoria Especial. Período posterior à vigência do Decreto n° 2.172/97.

Veja mais
Contrarrazões31/05/2021

Contrarrazões. Aposentadoria por invalidez. Incapacidade permanente. Análise das condições pessoais. Contribuinte individual que presta serviço como pedreiro.

Veja mais
Petições Iniciais10/12/2019

Petição inicial. Salário-maternidade. Inaplicabilidade do prazo decadencial previsto pela MP 871/2019. Nascimento anterior à edição da MP.

Veja mais