Modelo de Petição inicial. Reclamação. TNU. Pensão por morte. Descumprimento da decisão da TNU pela Turma Recursal.

Última atualização: 05 de agosto de 2019

A petição apresenta uma reclamação contra decisão da Turma Recursal que contrariou decisão anterior da Turma Nacional de Uniformização (TNU) em processo de concessão de pensão por morte. A autora alega que a Turma Recursal se recusou a adequar seu entendimento conforme determinado pela TNU, mantendo a exigência de prova material para comprovar união estável, contrariando a Súmula 63 da TNU. A reclamação visa garantir a autoridade da decisão da TNU e solicita a cassação da decisão impugnada. Argumenta-se que a prova testemunhal foi suficiente para comprovar a união estável, considerando o contexto rural e de baixa renda do casal. Pede-se a concessão do benefício de pensão por morte desde a data do óbito do companheiro da autora.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados.Tenha acesso a mais de 4 mil petições no acervo.

Veja os planos

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) PRESIDENTE DA TURMA NACIONAL DE UNIFORMIZAÇÃO DOS JUIZADOS ESPECIAIS FEDERAIS

 

${cliente_nomecompleto}, já cadastrada eletronicamente, vem, com o devido respeito, por meio de seu procurador, perante Vossa Excelência, com fundamento no art. 988 do CPC, impetrar a presente

RECLAMAÇÃO

em face da decisão proferida pela ${informacao_generica}ª Turma Recursal do ${processo_estado}, que nos autos do processo nº ${informacao_generica}, contrariou a decisão proferida por este tribunal nos mesmos autos, pelos seguintes fundamentos fáticos e jurídicos que passa a expor:

I – DOS FATOS

A Parte Autora ajuizou ação de concessão de pensão por morte, em virtude do falecimento do seu companheiro, Sr. ${informacao_generica}.

O pedido administrativo foi indeferido por alegada não comprovação de condição de dependente.

Em primeiro grau de jurisdição o processo foi julgado improcedente, pois segundo a Magistrada “o início de prova material anexado aos autos é extremamente frágil, não sendo apto a demonstrar a efetiva existência de união pública, contínua e duradoura entre o casal”.

Interposto recurso inominado, a Egrégia Turma Recursal ad quo manteve a sentença por seus próprios fundamentos, transcrevendo as razões da sentença como forma de decidir.

Nesse sentido, a Parte Autora interpôs incidente de uniformização para esta egrégia Turma Nacional, postulando que fosse aplicado ao presente caso a tese insculpida na sua Súmula nº 63, no sentido de que “a comprovação de união estável para efeito de concessão de pensão por morte prescinde de início de prova material”.

Em decis&

A petição completa está disponível apenas para assinantes.

1025 palavrasPetição completa (5.122 palavras)

Você já leu 1025 palavras desta petição. Continue lendo, faça download desta petição formatada no Word e salve-a em seu computador, em formato .doc.

ASSINE O PREV E CONTINUE LENDO

Além de ter acesso a petições escritas por nossa equipe dedicada, que ganharam casos reais, você também poderá:

Fazer um cálculo previdenciário em até 5 minutos!

Basta enviar o CNIS do segurado e nós organizamos todos os vínculos rapidamente. Você os revisa e envia para cálculo.

Ter o diagnóstico completo dos benefícios disponíveis

Agora escolher o melhor benefício se tornou incrivelmente mais fácil. Você tem o retrato completo do seu segurado.

Receber as melhores petições para cada caso

Petições como a que você acabou de ler acima, já vêm preenchidas com os dados do segurado e pronta em PDF para protocolar ou imprimir.

O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados a modernizar as rotinas de seu escritório previdenciário.