Ter um escritório previdenciário não é tarefa fácil. Os sócios devem ser advogados que entendem de competências organizacionais, para gerir o escritório como um negócio empresarial e lucrativo.
Um bom planejamento administrativo e financeiro é essencial para que se aumente a lucratividade de um escritório previdenciário, e aqui daremos algumas dicas de como fazer isso!
1- Faça uma boa gestão administrativa e de custos
Todo escritório tem custos básicos operacionais, como aluguel, contas de água, luz, telefone e internet, e por aí vai, além dos custos com pessoal (contratação, demissão, gestão de pessoas). Todas as despesas do escritório previdenciário devem ser geridas de forma profissional, pelas pessoas certas. Ter um administrador (ou uma consultoria administrativa temporária, para o caso de escritório menores) é um trunfo!
Uma boa gestão dos custos vai muito além dos controles financeiros básicos, pelo contrário: a análise deve ser feita nos custos mais ínfimos. Com isso, é possível apurar a lucratividade real do escritório para equilibrar os recursos alocados em cada um dos setores necessários para a atividade (advocacia, administração, financeiro e operacional).
Com a gestão de custos, é possível:
- Embasar a análise geral da atividade de advocacia;
- Localizar os gastos supérfluos (excedentes), que poderiam ser reajustados ou cortados, e controlar os gastos variáveis;
- Identificar se há alguma inadimplência, controlando melhor o recebimento dos honorários, que na advocacia previdenciária acontece muito por RPV e precatórios, processos mais demorados.
2- Conheça o cliente de um escritório previdenciário
Conhecer o perfil de cada cliente é a certeza da fidelização e de novos negócios. Em um mercado tão competitivo como é a advocacia, para aumentar a lucratividade, é preciso investir no atendimento ao cliente.
Estreitar as relações com ele possibilita ao advogado reconhecer problemas que podem se tornar ações futuras. Por exemplo, em um mero processo de revisão de benefícios do INSS, o advogado pode perceber uma oportunidade de um processo de desaposentação.
Clientes gostam de ser bem tratados: estar disponível para esclarecer suas dúvidas, sempre que possível, é o que o fideliza em relação ao escritório
3- Aumente sua rede de relacionamentos
Não só seus clientes podem arrumar novas demandas para o escritório, mas sua rede de relacionamento. Profissionais de diversas áreas (e não só da advocacia) podem ser grandes parceiros de negócios, aumentando o alcance do trabalho do escritório. Para tanto, esteja sempre presente nos cursos, encontros, seminários e congressos de profissionais da área previdenciária!
4- Modernize suas instalações e atividades
Tecnologia serve para facilitar. Use equipamentos e softwares que ajudarão o escritório a otimizar o tempo dos advogados, os processos e o contato com os clientes. A gestão eletrônica é hoje um recurso muito utilizado em escritórios previdenciários de qualquer tamanho!
Agora é com você! Essas são 4 boas formas para aumentar a lucratividade de um escritório previdenciário, que tornarão sua atividade competitiva e responsável em todas as áreas do seu negócio.
Assine nossa newsletter para receber conteúdos gratuitos e exclusivos!
Deixe um comentário