Continuamos na nossa saga de facilitar a vida do advogado atuante em Direito Previdenciário.

No Prev nós temos os mais diferentes tipos de advogados e advogadas, cada um com suas peculiaridades e jeitos de advogar. Por ser uma atividade bastante customizada e criativa, cada profissional a pratica do seu jeito.

Temos colegas advogados assinantes que só usam o Prev para cálculos, outros que só usam para petições, outros que usam para os dois, outros que usam apenas para pesquisar petições mas que preferem fazer as suas do zero, outros que colocam a vida toda do seu cliente na plataforma especialmente os documentos.

E nosso objetivo aqui é de sempre ter algo para trazer o advogado de volta. A quantidade de logins que vocês fazem diariamente é uma das nossas principais métricas, porque demonstra para nós que o sistema é útil. Sempre que um advogado faz login no Prev, nós sabemos que fomos úteis de alguma forma na sua prática jurídica.

Nessa busca incessante de sempre termos motivos para trazer vocês de volta, lançamos ontem a busca de jurisprudência na plataforma com mais de 450 mil decisões previdenciárias selecionadas pelo nosso sistema.

 

  1. Como o Prev coleta as decisões dos tribunais?
  2. Como funciona a busca por jurisprudência previdenciária?
  3. Como buscar decisões previdenciárias?
  4. Como o sistema encontra as decisões judiciais na base?
  5. Como eu vejo o inteiro teor de uma decisão específica?
  6. E como eu copio ela para minha petição?

 

 

Como o Prev coleta as decisões dos tribunais?

Como é de conhecimento comum, as decisões judiciais são públicas por natureza e hoje em dia os tribunais já costumam divulgar as decisões em seus sites.

O problema que todo advogado enfrenta é que… Bom… Há tribunais e tribunais. Em alguns é muito fácil pesquisar decisões pelos mais diferentes termos e combinações. Em outros é uma tarefa que leva quase mais tempo que elaborar a própria petição.

Nossa ideia é deixar esse trabalho difícil para o robô e fácil para o advogado.

Nós temos “robôs” que periodicamente varrem os sites dos tribunais atrás de decisões novas que tratem de Direito Previdenciário.

Os robôs buscam decisões usando uma série de termos e puxam para dentro da nossa base. Hoje são mais de 450 mil decisões e esse número vai aumentando todos os dias com novas coletas.

Não temos todos os tribunais ainda, mas isso é algo que vamos construindo ao longo do tempo. No futuro nosso objetivo é ter um robô especializado em cada tribunal brasileiro que trate de Direito Previdenciário, totalizando algumas dezenas de bots.

Depois que o robô faz a parte chata de ir atrás dessas decisões, temos uma camada de tratamento desses dados. Aqui entra outro robô para limpar a sujeira.

Como nós coletamos decisões de diferentes tribunais, cada um deles tem seu estilo porque elas são preparadas para integrarem os sites dos tribunais de origem, não o Prev.

Então as decisões que puxamos vem com muito código herdado, muita sujeira.

Nessa camada a tarefa automatizada “limpa” os dados sujos da decisão e deixa ela num estado mais genérico. Depois que essa tarefa limpa esses dados, ela joga a decisão na nossa base final que vai integrar o Prev.

Nessa etapa entra a busca propriamente dita. É nessa base que vocês vão buscar decisões e aí entra uma camada de organização e pesquisa desses dados por relevância.

Se eu busco por “auxílio doença”, o que a máquina deve encontrar? Ela vai selecionar as decisões que entende mais relevantes e entregar ao advogado.

E aqui entra uma das várias vantagens ao assinante do Prev… O site do tribunal é ruim? É travado? Lento? Não busca direito? No Prev você busca tudo num lugar só, de um jeito só.

E no futuro?

Ainda não temos todos os tribunais integrados, então temos um longo caminho pela frente ainda na coleta de decisões.  Muito em breve devemos passar da marca de 1 milhão de jurisprudências, podendo ser buscadas de forma fácil e rápida na sua plataforma do Previdenciarista.

Mas chegaremos em um momento em que vamos começar a fazer a máquina “entender” o que está na decisão. E nesse ponto vamos começar a falar de inteligência artificial.

Chegando nesse ponto o objetivo é que o Prev entenda quem ganhou aquele processo, como um juiz julga em cada matéria e talvez no futuro até dizer qual a probabilidade de êxito numa determinada demanda com base na análise das decisões passadas.

A pesquisa de jurisprudências hoje é apenas o embrião dessa ideia.

Como funciona a busca por jurisprudência previdenciária?

Para acessar, basta entrar na sua plataforma e depois, no menu esquerdo, clicar em “Busca de Jurisprudência“.

Busca de jurisprudência previdenciária - Previdenciarista

 

Entrando nesta página você verá todas as decisões, organizadas automaticamente pelas mais recentes.

 

Como buscar decisões previdenciárias?

Em qualquer situação, sempre se socorra à barra de busca superior da plataforma para buscar novas decisões previdenciárias.

Busca de jurisprudência - Barra de busca - Previdenciarista

 

Nesta barra você pode buscar também por petições e clientes. A busca sabe em que página você está do sistema.

  • Se estiver na página de clientes, ela buscará automaticamente nos seus clientes cadastrados.
  • Se estiver na página de petições, ela buscará automaticamente por modelos de petições.
  • Se estiver na página de jurisprudência, ela buscará automaticamente por decisões previdenciárias.

Se você estiver em qualquer outra página do sistema, ao dar “enter” no seu teclado depois de digitar o termo a ser  buscado, o sistema vai mostrar uma janelinha perguntando que tipo de busca você está fazendo.

Busca de jurisprudência - Tipo de busca - Previdenciarista

 

Aí basta clicar na busca específica.

Ou você também pode passar o mouse sobre o botão “Pesquisar” na própria barra de busca e especificar ali mesmo que busca é aquela.

Busca de jurisprudência - Tipo de busca - Previdenciarista

 

Como o sistema encontra as decisões judiciais na base?

A pesquisa funciona da mesma forma que a pesquisa de petições.

Você coloca o termo que quiser e a máquina busca no acervo por relevância.

A relevância é um score calculado seguindo uma série de critérios, mas especialmente a quantidade de vezes que os termos buscados aparecem na ementa e no inteiro teor, além da data da decisão.

Você pode mudar esse comportamento dentro da pesquisa selecionando o ano de publicação da decisão ou ordenando os resultados por “mais recentes” ou “mais antigos”.

Busca de jurisprudência - Filtros e Ordenação - Previdenciarista

Mais para frente nós queremos implementar novos filtros.

Nosso objetivo no futuro é que o advogado consiga ver decisões a nível até mesmo de desembargador relator dos casos, além de poder separar por estado, região, etc.

Acreditamos que no futuro será possível filtrar até pelo resultado do processo: “quem ganhou esse processo? O INSS ou o segurado? Quero ver apenas decisões em que o segurado ganhou.“.

 

Como eu vejo o inteiro teor de uma decisão específica?

Na lista de decisões na pesquisa você tem algumas opções:

  • Ver inteiro teor / Baixar inteiro teor
  • Copiar sem formatação

Dependendo do tribunal a decisão é fornecida em formato texto ou em formato PDF.

Quando é fornecida em texto, como no TRF4, nós conseguimos abrir a decisão no navegador (Ver inteiro teor).

Quando é fornecida em PDF como muitas decisões do TRF3, nós puxamos esse arquivo e disponibilizamos para download no Prev (Baixar inteiro teor).

Busca de jurisprudência - Inteiro Teor - Previdenciarista

 

E como eu copio ela para minha petição?

Na decisão que você quiser copiar, clique em “Copiar sem formatação” para ver somente a ementa da decisão com a fonte.

Busca de jurisprudência - Copiar ementa - Previdenciarista

O sistema vai abrir uma janela para você copiar o texto com a fonte:

Busca de jurisprudência - Ementa - Previdenciarista

Basta copiar o texto da janela ou clicar em “Copiar texto“. Depois disso é só colar o texto copiado na sua petição.

 

Não é mais assinante ou nunca foi?

Veja aqui como reativar uma assinatura antiga.

Ou aqui para fazer uma nova assinatura.

Voltar para o topo