Um homem se acorrentou em frente ao prédio do INSS, na Rua Professor João Cândido, na região central de Londrina, na manhã desta quinta-feira (21). Este é o segundo dia da manifestação de Geraldino Batista do Nascimento que protesta por não conseguir sua aposentadoria.

Em protesto pela espera da sua aposentadoria, homem se acorrenta em frente a uma agência do INSS.

Em protesto pela espera da sua aposentadoria, homem se acorrenta em frente a uma agência do INSS.


Em dezembro do ano passado, o homem de 66 anos também ficou acorrentado. Após cerca de três horas, a gerência do INSS lhe prometeu que analisaria o caso em 30 dias e apresentaria uma solução, porém isso não aconteceu, o que motivou nova manifestação do idoso.
“Isso é indignação porque eu tenho 66 anos de idade, quase 67, 45 anos de contribuição, 25 pelo INSS e 21 pela prefeitura e meu direito está sendo negado. Já passaram 13 advogados pelo caso, o processo está cheio de erros”, colocou.
Além dos anos de carteira assinada, Nascimento informou que possui cinco de trabalho no campo. Ele quer saber do INSS qual o motivo que lhe impede de conseguir o benefício da aposentadoria para que possa tomar as providências necessárias. “Pela constituição eu tenho o direito de me aposentar”, disse.
A gerência do INSS chamou a Polícia Militar para encerrar o protesto, porém como o idoso está em via pública e não traz riscos, a equipe permitiu que ele continuasse acorrentado. Nascimento prometeu voltar todos os dias da semana à sede do órgão enquanto não conseguir a aposentadoria.
De acordo com o INSS em Londrina, o idoso já foi informado que como é funcionário da Prefeitura de Londrina ele deve fazer o pedido de aposentadoria através da Caixa de Assistência, Aposentadoria e Pensões dos Servidores Municipais de Londrina (Caapsml).
O tempo de INSS recolhido pelo homem já teria sido compensado pelo sistema da Caapsml e não haveria mais para o órgão federal o tempo de contribuição. Por volta das 15h15, Geraldino não estava mais acorrentado na frente do INSS.
 
Fonte: O Diário (Londrina)

Voltar para o topo