Existem, basicamente, dois tipos de aposentados no Brasil: os por idade e os por tempo de contribuição. Os por idade- homens e mulheres- se aposentaram, em média, prá lá dos 63 anos.

Mas os trabalhadores mais qualificados param aos 54 anos no INSS, por tempo de contribuição, o que, convenhamos, é muito cedo. Terão uma sobrevida média de 30 anos. E não param de trabalhar. Por isso, a aposentadoria do INSS vira um segundo salário.

Muita gente se aposentando cedo, e vivendo cada vez mais, aumenta a despesa da previdência, falta dinheiro e o governo vai, ano a ano, achatando as maiores aposentadorias. E os aposentados, claro, não param de reclamar.

Pois isso não vai mudar enquanto se permitir jovens de 54 anos terem uma renda da previdência social.

Acredite, amigo, só há dois caminhos: continuar reclamando do governo e passar necessidades na velhice ou fazer você mesmo outra previdência. Até usando a primeira aposentadoria- a do INSS- como contribuição a uma previdência privada até uns 65 anos, o que acho razoável diante da longevidade atual e futura, mas não como 2o. salário.

Lá na frente- aos 65 anos- você teria duas aposentadorias: a do INSS e a da previdência privada.

Você vai se surpreender que os 11 anos de contribuição à previdência privada vão te dar uma renda maior que os 35 anos de contribuição ao INSS.

Fone: CBN Curitiba

Voltar para o topo