O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) expressou sua preocupação em Plenário, nesta quarta-feira (14), com a necessidade de o Brasil se preparar para enfrentar os efeitos de uma crise demográfica que poderá se instalar no país nas próximas décadas.

Baseando-se em projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Casildo Maldaner  observou que já em 2050 o grupo mais jovem da população brasileira estará reduzido a 24%, e os cidadãos acima de 65 anos representarão 23% da população.

Senador Casildo Maldaner (PMDB-SC)

Senador Casildo Maldaner (PMDB-SC)


De acordo com o parlamentar, se por um lado com menos crianças na população torna-se, teoricamente, possível ao governo ampliar os investimentos para garantir um sistema de educação de maior qualidade, por outro lado, a prevalência de grande número de idosos na população tende a elevar os gastos previdenciários, restringido os recursos públicos para investimentos em outras áreas essenciais.
— Com o envelhecimento, a porcentagem de idosos continuará a aumentar. Em algum momento, a participação dos adultos no total da população deve encolher, encerrando o período em que a receita é maior que o gasto. Os impactos são incalculáveis, tanto na economia como na previdência social, apenas para citar alguns exemplos — disse Cassildo Maldaner.
Segundo Casildo Maldaner, o Brasil se encontra desde os anos 70 numa fase de “bônus demográfico”, na qual, em razão da combinação entre a queda da taxa de natalidade e mortalidade,  é máxima a participação das pessoas em idade de trabalhar na economia.
Em sua avaliação, para que o Brasil consiga aproveitar a situação demográfica favorável, será imprescindível elevar a produtividade dos trabalhadores, por meio do aumento dos investimentos em educação e em infraestrutura.

Voltar para o topo