Todo advogado que trabalha em escritório sabe que a rotina no local de trabalho pode ser estressante. Muitas demandas e pouca mão-de-obra sobrecarregam o profissional, que deve estar sempre correndo contra o tempo. Muitas ferramentas podem manter um escritório mais organizado, seja com processos de gestão ou com tecnologias (softwares, aplicativos), mas algo que tem se mostrado cada vez mais eficiente para otimizar a rotina de um escritório previdenciário são as petições previdenciárias. Quer saber o motivo? Fique ligado!

Tempo é dinheiro

Tempo é coisa rara em escritório de advocacia, e qualquer meia hora que se consegue poupar pode ser decisivo para o prazo de algum processo. Por isso, o principal motivo para usar os modelos de petições é economizar tempo. Em um modelo de petição confiável e adequado ao tema que você precisa, a única coisa que precisará fazer é adequar os dados pertinentes das partes envolvidas no processo, o endereçamento ao magistrado (e em alguns casos, nem isso), os fatos, a fundamentação adequada ao caso concreto e o pedido. A estrutura da petição e os argumentos constitucionais e legais que a fundamentam já estão prontos para serem usados, o que agiliza muito o trabalho do advogado. O modelo é uma ótima fonte de pesquisa por assunto!

Não se perca no meio de tantas petições previdenciárias

As possibilidades dentro do Direito Previdenciário são inúmeras. Nossa legislação estabelece uma série de direitos que, muitas vezes, são desrespeitados, ensejando ações previdenciárias em todos os âmbitos da Administração. Há assuntos que alcançaram maior destaque recentemente, como a desaposentação, e há outros que sempre estão em alta pois fazem parte da espinha dorsal do Direito Previdenciário, como é o caso da concessão e revisão de benefícios previdenciários. Auxílio-doença, auxílio acidente, aposentadoria especial, aposentadoria por invalidez, por idade ou por tempo de contribuição, benefício assistencial são exemplos de casos que têm tomado o judiciário nas ações previdenciárias.

Os modelos de petição são ótimos auxiliares para que o advogado não se perca entre tantas possibilidades. O fato de o modelo vir com fundamentação legal e doutrinária pertinente ao tema possibilita ao advogado segmentar melhor a espécie de cada ação, diminuindo a chance de, por estresse ou desatenção, trocar alguma palavra que faça toda a diferença. E não existem apenas os modelos de petição inicial, mas de réplicas, recursos, cumprimento de sentença e petições administrativas.

Busque material de qualidade

Apesar dos benefícios que os modelos de petições previdenciárias proporcionam ao escritório, deve-se atentar à qualidade do material. Nem sempre os modelos disponibilizados gratuitamente na internet têm uma origem confiável, uma vez que nada garante o conhecimento da fonte. O ideal é que você busque modelos com profissionais que já tem muitos anos de prática na advocacia previdenciária, que se mantêm sempre atualizados, principalmente com a recente mudança no Código de Processo Civil. Uma petição prática e objetiva, com bom fundamento jurídico, é um bom passo para lograr êxito na disputa judiciária.

Agora que você sabe que os modelos de petições previdenciárias são ótimos para otimizar a rotina do seu escritório, adote-os como prática! Juntamente com a tecnologia e uma boa gestão, certamente a produtividade aumentará!

Assine nossa newsletter para receber conteúdos gratuitos e exclusivos!

Voltar para o topo