- Em maio houve uma expansão de 49% em relação ao mesmo mês do ano anterior.
- O salário-maternidade é o segundo benefício com crescimento e teve alta de 9% no mesmo período.
Após o governo federal anunciar que prepara um recadastramento das pessoas que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas), em razão do aumento das concessões, um assunto similar entrou em xeque: a alta da adesão do auxílio-doença. Em maio (dados mais recentes), a expansão foi de 49% em relação ao mesmo período do ano passado.
Aumento da concessão do auxílio-doença
A quantidade das concessões do auxílio-doença aumentou. Em maio houve uma expansão de 49% em relação ao mesmo mês do ano anterior: “foram pagos 532 mil a mais do que em maio de 2023”. Para se ter uma ideia, enquanto os outros benefícios registraram um crescimento entre zero e 11,1%, o auxílio avançou quase 50%.
Leia também:
- Aposentada tem descontos indevidos pela 3ª vez nos últimos 2 anos.
- O PL 2.047/24 e a aposentadoria da mulher rural.
- Justiça determina BPC à mulher com tendinite aguda após exclusão da renda do cônjuge.
Auxílio-doença lidera lista de benefícios que mais crescem
Segundo o Ministério da Previdência Social, o auxílio-doença é o benefício que mais cresce e em uma velocidade muito superior à dos demais. Um exemplo disso é o salário-maternidade, que é o segundo benefício com maior expansão após o auxílio-doença, e teve alta de 9% no mesmo período.
Por que houve a alta do auxílio-doença?
De acordo com especialistas, existem dois motivos que podem justificar o aumento do auxílio-doença. O primeiro deles é o uso do Atestmed, sistema que dispensa a perícia presencial e permite a inclusão do atestado médico pela internet. O segundo motivo são as falhas do próprio Atestmed, que seria uma fonte de fraudes por cibercriminosos.
Agora, é previsto a implementação de mais ações para rever esse benefício, pois integrantes do grupo de trabalho do governo já têm adotado medidas para revisão de gastos dos benefícios previdenciários e assistenciais.
- Aumento da concessão do auxílio-doença: em maio houve uma expansão de 49% em relação ao mesmo mês do ano anterior.
- Auxílio-doença lidera lista de benefícios que mais crescem: esse é o benefício que mais cresce e em uma velocidade muito superior à dos demais.
- Por que houve a alta do auxílio-doença? Especialistas apontam o uso do Atestmed e as falhas do próprio Atestmed, que seria uma fonte de fraudes por cibercriminosos.
Continue acompanhando o blog do Previdenciarista para ficar informado com as principais notícias sobre benefícios previdenciários. Aproveite e leia também os artigos sobre auxílio-acidente e aposentadoria especial.
Deixe um comentário