Técnico do INSS esclarece dúvidas de telespectadores do Bom Dia Amazônia. Foram respondidas dúvidas sobre como conseguir a aposentadoria.

 

Muitos trabalhadores ainda têm inúmeras dúvidas sobre como se aposentar ou receber benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Na edição desta terça-feira (27) do Bom Dia Amazônia, o técnico de seguro social do INSS Daniel José Pinto esclareceu dúvidas de espectadores que estão busca da aposentadoria e os benefícios da Previdência Social. Confira.

Maria Amazonina: Tenho 83 anos, sou analfabeta e dona de casa. Dei entrada em 1993 e até hoje nunca consegui me aposentar. Naquela época, fui informada que não conseguiria porque meu esposo era funcionário público.

Daniel José Pinto: Provavelmente, o que pode ter acontecido, ela não contribuia para o INSS. Para você ter direito à aposentadoria, você precisa ser segurado da Previdência Social. É necessário que a pessoa faça as contribuições para ter direito aos benefícios. E nesse caso, é uma situação de amparo ao idoso, o homem com mais de 65 anos e a mulher, mais de 60, que nunca contribuiram para a previdência, eles têm um direito baseado na lei orgânica da assistência social. Um dos requisitos do amparo ao idoso é de que a pessoa não tenha, na família, uma renda superior a 1/4 de salário mínimo de algum membro da família. Como ela era esposa de funcionário público, provavelmente, essa renda era superior.

Pedro Teófilo: Já fui soldado da borracha e não consigo me aposentar.

Daniel José Pinto: Em casos em que a pessoa foi soldado da borrracha, há uma legislação específica. O homem que serviu na Segunda Guerra Mundial como extrator de borracha na região amazônica, terá que comprovar este trabalho. Após a comprovação, o trabalhador terá direito à pensão do soldado da borracha.

Aparecida Sueli: Eu tenho 42 anos, contribuo com o INSS e desejo saber se terei os mesmo benefícios que meus funcionários na aposentadoria.

Daniel José Pinto: Todo contribuinte do INSS tem o direito a todos os benefícios. É importante frizar que tanto o empregado quanto o empregador, ou o contribuinte individual ou o facultativo têm o direito receber os benefícios da Previdência Social. Então para que isso aconteça, é de grande importância que a pessoa faça a atualização cadastral, através na unidade do INSS ou no telefone 135, para verificar se todos os dados e o vínculos empregatícios estão atualizados. Isto vai facilitar quando a pessoa necessitar de uma aposentadoria ou benefício, tudo aconteça muito mais rápido. Hoje nós temos casos que o trabalhador com os dados todos atualizados, conseguem se aposentar em 40 minutos.

 

Fonte: G1

Voltar para o topo