Foi realizada na manhã de hoje (7/8), na sede do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), a décima sexta reunião do Fórum Interinstitucional Previdenciário do Rio Grande do Sul. Presidido pela desembargadora federal Vivian Josete Pantaleão Caminha, coordenadora dos Juizados Especiais Federais da 4ª Região (JEFs), o fórum reúne representantes de diversas entidades que atuam na área do Direito Previdenciário.

TRF4: Fórum Interinstitucional Previdenciário gaúcho
TRF4: Fórum Interinstitucional Previdenciário gaúcho

Durante o encontro, os magistrados discutiram a criação do Fórum Interinstitucional Previdenciário Regional, que promoverá o encontro de representantes do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná, com o objetivo de agilizar decisões que afetam toda a região. A primeira edição ocorrerá em 9 de setembro, na sede do TRF4.

TRF4: Fórum Interinstitucional Previdenciário gaúcho
TRF4: Fórum Interinstitucional Previdenciário gaúcho

A desembargadora Vivian também anunciou o projeto de mutirão de conciliação em larga escala nas ações de benefício por incapacidade, inicialmente nos Juizados Especiais Federais, em especial em algumas varas mais congestionadas. O desembargador federal João Batista Pinto Silveira, coordenador do Sistema de Conciliação do TRF4, saudou a iniciativa. “Ganham todos, porque terão sua demanda melhor atendida, e em tempo menor do que seria a tramitação na vara”.

TRF4: Fórum Interinstitucional Previdenciário gaúcho
TRF4: Fórum Interinstitucional Previdenciário gaúcho

Houve ainda debate sobre o tratamento diferenciado aos processos de 1º e 2º graus quanto aos critérios de correção monetária e juros de mora. A respeito da questão, foi editado um enunciado que propõe gestão junto à Advocacia Geral da União (AGU) e à Procuradoria Federal para que sejam autorizadas as conciliações. A proposta do fórum também chama atenção para a dispensa do dever de recorrer no âmbito previdenciário envolvendo os critérios de correção monetária pelo índice do INPC, ficando o Coordenador do Sistcon credenciado para as tratativas.

Confira abaixo o resultado da reunião:

16ª reunião

07/08/2014 – 9h – Auditório do TRF da 4ª Região

ENCAMINHAMENTO 11: O Fórum propõe gestão junto à Advocacia Geral da União e à Procuradoria Federal e para que sejam autorizadas as conciliações e dispensa do dever de recorrer no âmbito previdenciário envolvendo os critérios de correção monetária pelo índice do INPC, ficando o Coordenador do SISTCON credenciado para as tratativas.

ENCAMINHAMENTO 12: O Fórum propõe o encaminhamento de solicitação ao Supremo Tribunal Federal no sentido de sensibilizar para a necessidade urgente de modulação dos efeitos das decisões proferidas nos autos das Ações Diretas de Inconstitucionalidade n. 4357 e 4425, tendo em vista o impacto na maior parte das demandas previdenciárias.O Fórum delibera o encaminhamento de moção ao Ministério do Planejamento, Casa Civil, Presidência da República e Ministro da Advocacia Geral da União no sentido de que sejam empreendidos esforços para a imediata nomeação dos candidatos aprovados no concurso público para ingresso na carreira de Procurador Federal, primando pela implantação de núcleos de conciliação.

Voltar para o topo