INSS-começará-a-pagar-os-benefícios-referentes-a-2013Os aposentados, pensionistas e demais beneficiários do INSS que recebem mais do que um salário mínimo terão o pagamento do mês de janeiro liberado a partir desta sexta-feira, (1º de fevereiro). Os valores estão acrescidos com o reajuste de 6,20% para os benefícios concedidos até janeiro de 2012. Os benefícios iniciados após essa data foram reajustados de 0,74 a 5,66%, dependendo do mês que teve início, conforme tabela abaixo. O percentual é menor para os benefícios mais novos porque, ao fazer o cálculo para o valor inicial, o INSS faz a correção até o mês da concessão.
 
Nesse primeiro dia de pagamento serão liberados os valores dos benefícios de final 1 e 6, desconsiderando o dígito. Na segunda-feira, 4, serão pagos os de final 2 e 7; na terça, final 3 e 8; na quarta, final 4 e 9 e, na quinta-feira, 7, o INSS encerra o pagamento, liberando os benefícios de número final 5 e zero.
 
O pagamento dessa folha de janeiro começou no dia 25, quando foram liberados os valores de quem ganha até um salário mínimo e possui cartão com número final 1, desconsiderando o dígito. Nesta quinta-feira, 31, serão pagos os valores de quem tem benefício de final 5. Já receberam os segurados que ganham até R$ 678 e possuem benefícios de final 1, 2, 3 e 4. Nesta sexta-feira, recebem os beneficiários dessa faixa que possuem cartão de final 6; na segunda, final 7; na terça, final 8; na quarta, final 9 e, na quinta-feira, final zero.
 
O pagamento do INSS é realizado através dos bancos, principalmente por cartão magnético, em dez dias úteis, para quem recebe até um salário mínimo e em cinco dias úteis para quem recebe acima do salário mínimo. Dessa forma, os segurados devem desconsiderar os feriados bancários, os sábados e os domingos.
 
Consulta – Os segurados podem consultar o valor dos benefícios pelo telefone 135, de segunda a sábado, das 7 às 22h. A ligação é gratuita se feita de um telefone fixo. Também podem consultar o extrato de pagamento no site www.previdencia.gov.br, em Agência Eletrônica: Segurado – Extrato de Pagamento de Benefícios.

Fonte: Ascom INSS

Voltar para o topo