O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) revisará o cálculo do benefício por incapacidade, pago e originado entre 1999 e 2009, de 2,797 milhões de pessoas em todo o país. Só no estado de São Paulo, a revisão deve atingir 980 mil segurados, de acordo com o Sindicato Nacional dos Aposentados, Pensionistas e Idosos (Sindnapi).

Nesta quarta-feira, o SPTV vai esclarecer dúvidas sobre o tema. As perguntas devem ser enviadas no espaço para comentários desta reportagem. No estúdio do SPTV, o advogado previdenciário Newton Conde vai explicar a revisão nos benefícios.

Conde explicará, por exemplo, quem terá direito à revisão, qual foi o erro no cálculo do INSS e qual será o procedimento da Previdência para realizar esse pagamento. Deixe sua dúvida na caixa de comentários.

Segundo o governo, a revisão proposta garantirá aumento para 491 mil segurados que possuem benefícios ativos da Previdência Social a partir de janeiro de 2013.  Além disso, outros 2,3 milhões que já tiveram seus benefícios cessados também receberão os atrasados referentes aos últimos cinco anos.

Os segurados com benefícios ativos passam a receber o aumento na folha de pagamento de janeiro de 2013, paga no início do mês de fevereiro do próximo ano. Para os segurados com mais de 60 anos, os atrasados já serão pagos na folha de fevereiro, que tem início no mês de março de 2013.

De 2014 a 2016, recebem os atrasados os segurados com benefício ativo e que têm de 46 a 59 anos. Na sequência, de 2016 a 2019, recebem aqueles com até 45 anos. Já os segurados que já tiveram o benefício cancelado, mas cujo valor seja inferior ao que é devido, receberão os atrasados entre 2019 e 2022.

Fonte: G1

Voltar para o topo