Nos últimos meses o Prev vem passando por algumas instabilidades sérias. Estávamos aguardando a resolução de todos os problemas para lançar um comunicado. Todavia, no dia de ontem, 14 de julho, ficamos muito tempo offline, de forma que resolvemos lançar hoje o comunicado explicando o que aconteceu.

Isso tudo a fim de dar uma explicação aos nossos usuários e assinantes.

Mudanças no layout e estrutura do site

Em maio desse ano o layout do Prev mudou, assim como parte da estrutura do site para suportar esse layout. Nosso sistema de gerenciamento das assinaturas mudou, assim como algumas outros elementos do site.

Quando se está em um ambiente de pouco uso, com poucos acessos, as mudanças realizadas não sofrem tanto o efeito do uso de recursos do servidor. Todavia, o Prev hoje conta com quase 200 mil visitantes únicos por mês, sendo de 7 a 8 mil visitantes únicos diários. É um ambiente de uso intenso de recursos. A cada post novo que publicamos, recebemos uma leva muito grande de leitores.

home-slider-pesquisa-min

O layout e a estrutura antigas suportavam isso de uma maneira, o layout e a estrutura atuais suportam isso de outra. O layout atual é mais pesado, há mais iterações com o banco de dados a cada acesso e há mais recursos para carregar. A espinha dorsal do site é nosso sistema de buscas de petições. É um processo que exige demais do servidor e do banco de dados, além de ser o serviço mais usado pelos leitores.

Portanto, com o mesmo número de acessos, o uso de recursos do servidor ficou muito mais intenso.

Esse problema foi notado pela nossa equipe e, nos últimos 2 meses (e o trabalho segue), temos tentado resolver o problema na raiz. Resolvendo a questão no ponto de “gargalo” do site que consome recursos demais. Logicamente é um “trabalho de formiguinha”, visto que o Prev possui dezenas de milhares de arquivos necessários a funcionar. E ainda, muitas vezes a mudança em um arquivo causa consequências em outro.

Nosso compromisso está acima de qualquer desses problemas. São problemas naturais de qualquer sistema de grande monta. Portanto aos assinantes, sempre garantimos a reposição de eventual período de indisponibilidade para honrar o período contratado.

Ataques DDoS

Junto à questão de um maior uso de recursos por parte do servidor, nas últimas semanas passamos ainda a sofrer ataques DDoS.

Ataques DDoS (Distributed Denial of Service ou Ataque de Negação de Serviço), são ações tomadas por pessoas em diversos locais do mundo com o objetivo de derrubar servidores e tornar serviços indisponíveis.

Não são invasões e não põem em risco os bancos de dados ou arquivos do servidor. Portanto, não há exposição de dados sigilosos. Um ataque DDoS ocorre quando uma pessoa má intencionada direciona sistemas automatizados para sobrecarregar um servidor. Essa sobrecarga torna indisponível serviços essenciais ao seu funcionamento. Isso força o administrador do sistema a reiniciar o servidor ou a bloquear o acesso temporariamente a todos.

O servidor do Prev, nas últimas semanas, passou a receber ataques DDoS com muita frequência. Ontem foi o mais grave. Essa simulação de milhares de acessos em diferentes portas de entrada acarretou uma sobrecarga no nosso servidor, derrubando-o. Depois disso, fomos forçados a bloquear todo o seu acesso (inclusive dos usuários) para descobrir a “porta de entrada” desses ataques, na tentativa de fechá-la, além da origem desses ataques, para bloqueá-la.

O que o Prev está fazendo a respeito?

O layout novo do site tornou a navegabilidade muito mais fácil e intuitiva. É o retorno que recebemos dos nossos cerca de 20 mil leitores. Mas é um layout mais pesado e sabemos bem disso. Portanto, nossa equipe está trabalhando para identificar os pontos de pressão na aplicação para reduzir o uso de recursos, deixando o servidor mais estável.

Contratamos também a equipe da MMSoft para melhorar a performance do servidor e do nosso banco de dados, otimizando processos internos. A empresa também está lidando com os ataques DDoS, aumentando a segurança e diminuindo a exposição do servidor e do site à ataques maliciosos. Eles são responsáveis pelo monitoramento do servidor e por garantir a sua segurança.

Nosso foco, além da qualidade do conteúdo disponibilizado, é estar ao alcance dos advogados previdenciaristas a qualquer momento do dia. Não basta oferecemos conteúdo de qualidade, precisamos estar disponíveis e alcançáveis, de forma rápida e fácil. Temos bastante ciência disso e estamos fazendo o nosso melhor para atingir esse nível de excelência.

De qualquer forma, gostaríamos de pedir desculpas a todos os nossos assinantes e leitores por esses problemas. Estamos fazendo tudo o que está ao nosso alcance para resolver essas questões e contamos com a compreensão dos nossos fiéis e leais advogados e advogadas previdenciaristas.

Voltar para o topo