Nos próximos dias, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) vai iniciar a reformulação do posto de atendimento exclusivo de perícias médicas para benefícios por incapacidade, a APS-BI, no Glicério, região central da capital.

O posto, hoje com  39 médicos peritos, terá o quadro reduzido pela metade. O INSS determinou a remoção de 19 profissionais para agências da região metropolitana. De acordo com a ANMP (Associação Nacional de Médicos Peritos), a decisão foi unilateral.

“No início, o INSS abriu um edital para que os peritos se voluntariassem para remoção. Caso não se atinja o total desejado, o INSS vai indicar quem será transferido e isto nós não aceitaremos”, disse Jarbas Simas, presidente da ANMP. A associação pode entrar na Justiça para impedir a remoção.

“É uma imposição drástica. Um médico que trabalha no Centro  da cidade vai ser removido para Caieiras, a 50 quilômetros de distância. Já é outro município e tem até de pagar pedágio para chegar lá”, disse o perito Miguel Tabacow, que trabalha no Glicério.

Quando foi inaugurado, em 2007, pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o posto exclusivo foi apresentado como a solução para as longas filas de espera pelo exame de concessão do benefício. O posto é responsável por todas as primeiras perícias para o auxílio-doença da capital.

Os peritos também reclamam que a transferência  vai prejudicar o atendimento. “Vão tirar o médico de um posto que tem 15 dias, 20 dias de fila de espera e mandar para uma agência que tem espera de cinco dias”, disse Tabacow.

De acordo com o INSS, a remoção dos peritos do posto do Glicério faz parte de uma adequação do atendimento e o modelo de APS-BI está sendo revisto.

Fonte: Rede Bom Dia

Voltar para o topo