Uma pesquisa do Sebrae feita com 11.500 pessoas entre março e abril revelou que o número de empreendedores individuais cresceu 84% no país, hoje são 2,5 milhões de pessoas que saíram da informalidade. A expectativa é de que sejam quatro milhões até 2014.

As brasileiras têm dado uma contribuição fundamental nesse mercado de trabalho. Elas já são 46% dos empreendedores individuais e dominam algumas das atividades mais escolhidas. A área de serviços de estética e beleza é a que mais cresceu entre 2011 e 2012: 132%.

Há um ano a empreendedora Vanessa Brito formalizou seu negócio e só viu o faturamento crescer. O que era uma lojinha acanhada na Cidade de Deus, cresceu, apareceu e prosperou.

Hoje ela vende produtos pra cabelo no varejo, no atacado para profissionais de salão e expandiu o negócio: montou seu próprio salão nos fundos da loja onde dá cursos de reciclagem e aperfeiçoamento sobre novas técnicas e tinturas.

“Mais de 70% dos pesquisados querem crescer, não querem ficar pequenininho, querem ter mais mercado, poder crescer, quem sabe poder ser uma micro e pequena empresa no futuro”, declara Luiz Barreto, presidente do Sebrae.

Algumas vantagens de ser tornar um empreendedor individual, é que ao se formalizar a pessoa passa a ter uma identidade empresarial com o número do CNPJ, o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica.

Desta forma, é possível negociar com outras empresas, passar nota fiscal, ter mais facilidade no acesso a crédito bancário. Além disso, o empreendedor terá direito a benefícios previdenciários, como aposentadoria, auxílio-doença e licença maternidade.

Fonte: Jornal Hoje

Voltar para o topo