Durante um jantar promovido pelo portal Poder 360, o ministro da Economia, Paulo Guedes afirmou que um novo modelo trabalhista estará inserido na proposta de emenda constitucional da reforma da previdência.

Segundo o Ministro “O novo regime não tem legislação trabalhista. O jovem tem o direito de escolher. Porta da esquerda: carta del lavoro, justiça trabalhista, sindicato, você tem proteção, você tem tudo, as empresas têm que pagar, mas quase não tem emprego. É o sistema atual. Porta da direita: novo regime trabalhista e previdenciário, não tem nada disso, se seu patrão fizer alguma besteira com você e te tratar mal, vai pra justiça comum, é privado, privado, privado“.

Ministro da Economia, Paulo Guedes


Com a proposta, quem estiver ingressando no mercado de trabalho poderia escolher a qual regra estaria submetido, a atual ou a do modelo mais flexível.
Guedes ainda deu mais detalhes sobre o regime de capitalização que o governo pretende implementar. Nele, o trabalhador poderá sacar parte dos recursos acumulados quando ficar desempregado ou tiver necessidades médicas, e caberá a ele escolher qual instituição cuidará dos recursos. Para minimizar os riscos de, ao final da vida profissional do trabalhador ele não ter alcançado uma renda suficiente para se manter, a ideia é garantir a manutenção de um programa de assistência social com uma renda mínima.
Com informações do o Globo.
 

Voltar para o topo