Após 8 (oito) meses de tramitação no Congresso Nacional, o texto principal da Reforma da Previdência (PEC 06/2019) deve ser votado nesta terça-feira (21) em segundo turno no plenário do Senado Federal.

A expectativa é que com o atual texto a economia estimada gire em torno de R$ 800 bilhões em 10 anos, valor abaixo do R$ 1 trilhão estimado pela equipe econômica do governo no início da tramitação da reforma.

Antes de ser votada no plenário do Senado, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) ainda votará o parecer do relator, Senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), sobre as emendas apresentadas na votação em primeiro turno.

Reforma da Previdência será votada em segundo turno nesta terça-feira

Congresso Nacional

Ainda que a aprovação da reforma esteja encaminhada, a oposição ainda não desistiu de realizar mudanças no texto. Em primeiro turno houve a mudança da regra de concessão do abono do PIS/PASEP, pegando o governo de surpresa.

Para o segundo turno, os senadores de oposição procura modificar o texto quanto à aposentadoria especial, retirando a idade mínima, bem como reinserindo o enquadramento por periculosidade.

Para conferir o texto atual da Reforma, clique aqui.

Voltar para o topo