A previdência social é o seguro mais barato disponível no mercado. Ao contribuir para a previdência, todo trabalhador passa a ter direito não apenas à pensão depois de aposentado, mas também a auxilio doença, invalidez e outras coberturas que já estão no pacote.

Por isso, todo trabalhador deve regularizar sua situação com a previdência. Há diversas formas de contribuição. Para saber qual a sua, entre no site do Ministério da Previdência e veja qual o seu perfil.

Fernando Costa enviou seu vídeo para a coluna porque passou 15 anos sem contribuir para a previdência. Hoje, aos 45 anos, está preocupado. Vale a pena pagar os atrasados? Provavelmente sim, mas primeiro ele precisa saber se é obrigado ou não a contribuir (veja vídeo).

Se estiver no grupo de empresários que recebem prolabore, ou seja, trabalham na empresa e são remunerados, então precisa regularizar sua situação. A primeira coisa a fazer é procurar uma Agência da Previdência Social e solicitar o pagamento dos valores atrasados como empresário.

É necessário levar os documentos pessoais, carteira profissional e documentos que comprovem que ele é sócio dessa empresa. O INSS, então, vai fazer uma análise da documentação, aprová-la (se assim for pertinente), fazer os cálculos de quanto o segurado deve à Previdência Social e autorizar o pagamento.

 

Fonte: Jornal da Globo

Voltar para o topo