Três servidores do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) foram denunciados pelo Ministério Público Federal (MPF/MA) por improbidade administrativa. Segundo a denúncia, os suspeitos teria concedido aposentadorias por tempo de contribuição irregularmente.
Os denunciados eram agentes administrativos da Agência da Previdência Social do município de Bacabal, a 248 quilômetros de São Luís. Os atos de improbidades foram descobertos em auditoria interna, que revelou que os servidores concederam 24 benefícios previdenciários irregulares entre os anos de 1999 e 2002.
Pela denúncia, o prejuízo causado aos cofres públicos seria de R$ 363.935,48. Os agentes administrativos recebiam documentação adulterada e inseriam dados falsos no sistema informatizado do INSS para “comprovar” a atividade rural dos beneficiários.
O MPF requereu da Justiça a condenação dos suspeitos e o ressarcimento dos danos causados à União. A exoneração dos três denunciados, a suspensão dos seus direitos políticos por período de cinco a oito anos e o pagamento de multa também foram pedidos na ação. Fonte: G1
Voltar para o topo