Quase três milhões de segurados do INSS vão receber um dinheiro extra a partir do ano que vem. Esse direito é para quem recebeu entre 99 e 2009 auxílio doença, aposentadoria por invalidez e pensão por morte.

Um mutirão para esclarecer essas dúvidas lotou o Sindicato dos Aposentados em São Paulo.

“Eu vim saber se vou ter direito ou não”, fala Dona Maria.

A dúvida de Dona Maria é compartilhada por milhões de outros brasileiros. Tanta interrogação levou centenas de interessados ao mutirão de esclarecimento do Sindicato dos Aposentados, em São Paulo. Seu Euzébio, de 70 anos, não entendia porque não iria receber nada de reajuste.

“Por que eu não tenho direito de ganhar mais do que isso. Tanto tempo que eu trabalhei e não tenho direito de receber”, lamenta o aposentado, Euzébio Gabriel de Oliveira.

Durante dez anos, entre 99 e 2009, o INSS calculou de forma errada o auxílio doença, a aposentadoria por invalidez e a pensão por morte decorrente desses benefícios.

“Os benefícios concedidos nesse período, o sistema deixou de escolher os 80% maiores salários de contribuição, ou seja, expurgar os 20% menores. Dessa forma, ele fez um cálculo indevido e é o que está gerando o direito à revisão nesse momento”, explica Dulcina Golgato Aguiar, superintendente regional do INSS de São Paulo.

Em todo o país, quase 2,8 milhões de segurados têm direito à revisão. Aposentados por idade ou por tempo de contribuição não terão reajuste a receber.

O pagamento dos atrasados começa no ano que vem e será feito de forma escalonada. Quem tem mais de 60 anos recebe os atrasados em fevereiro de 2013. Os segurados que têm entre 46 e 59 anos, vão receber a partir de 2014, e aqueles que têm menos de 45 anos irão receber a partir de 2016.

Já segurados que tiveram o benefício cancelado e não receberam tudo que deveriam, terão direito a diferença entre 2019 e 2022. Seu Antônio trabalhou por mais de 20 instalando telefones. Seu aposentou em 2006 com problemas na coluna e nas pernas, e está ansioso para que a diferença chegue logo ao bolso dele.

“Espero que se resolva logo isso, para dar para aproveitar alguma coisa. Pelo menos o restinho de vida que falta”, brinca o aposentado Antônio dos Reis.

Os beneficiados com direito a esse reajuste serão avisados por carta pelo INSS. Quem mudou de endereço nos últimos anos deve atualizar os dados, por telefone ou internet.

Fonte: Bom dia Brasil

Voltar para o topo