De São Paulo (SP) – A partir da próxima sexta-feira (25), todos os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em Taquarituba, no interior de São Paulo, poderão receber o pagamento da competência de outubro. A Previdência Social antecipou o pagamento por causa de um tornado que atingiu a cidade no fim de setembro e deixou dois mortos, 70 feridos e cerca de 150 famílias desabrigadas. Enquanto permanecer o estado de calamidade pública no município, todos os beneficiários do INSS em Taquarituba receberão no primeiro dia útil de pagamento, que costuma cair no dia 25 de cada mês.
Além disso, os aposentados, pensionistas e outros beneficiários também vão poder optar pelo adiantamento do valor de uma renda mensal. Esse adiantamento será devolvido em até 36 parcelas mensais, sem atualização monetária ou juros. Os descontos começam a ser realizados na folha de pagamento referente ao mês de março de 2014.
Para receber essa antecipação, não é necessário ir a uma Agência da Previdência Social (APS). Basta formalizar a opção no banco em que recebe o pagamento. O direito de opção estará disponível no período de 25 de outubro a 24 de dezembro de 2013. Os beneficiários que não estiverem com o nome na lista do INSS enviada aos bancos poderão requerer o direito à antecipação em uma Agência da Previdência Social.
Os segurados que fizerem a opção na agência bancária ou nos terminais de autoatendimento dos bancos terão o crédito liberado imediatamente. Aqueles que fizerem a opção em um correspondente bancário só terão o dinheiro liberado após cinco dias úteis. No caso dos procuradores e representantes legais, só poderão solicitar o adiantamento aqueles que estavam devidamente cadastrados no INSS.
Deixe um comentário