MERITÍSSIMO J
Modelo de Contrarrazões à apelação. Aposentadoria por Tempo de Contribuição. Vigilante. Impugnação ao valor da causa.
Modelos de Aposentadoria por tempo de contribuição
Modelos de Aposentadoria por tempo de contribuição
Contrarrazões à apelação do INSS em ação de aposentadoria por tempo de contribuição
Reconhecimento de atividade especial como vigilante após 05/03/1997
Aplicação do Tema 1.031 do STJ sobre atividade especial de vigilante
Improcedência da preliminar sobre valor excessivo atribuído aos danos morais
Comprovação da periculosidade por PPP, certificados e carteira de vigilante
Modelo de contrarrazões à apelação em processo de concessão de aposentadoria por tempo de contribuição com conversão de tempo especial em comum para profissional vigilante. O INSS, ao recorrer, preliminarmente, impugnou o valor da causa, alegando valor excessivo atribuído aos danos morais, como medido de deslocar a competência para o Procedimento Comum. No mérito, sustentou que não é possível o reconhecimento da atividade de vigilante como especial pela periculosidade por ausência de previsão legal após 05/03/1997, bem como pela ausência da respectiva fonte de custeio e pela ausência do trânsito em julgado do Tema 1.031 do STJ. Postulou, inclusive, a suspensão do processo até o trânsito em julgado. Em contrarrazões, sustenta-se que o valor da causa abrange o dano moral e que este não pode ser pormenorizado, pois está clara a lesão causada pelo INSS em deixar a Parte Autora desprovida de sua renda previdenciária. Ademais, menciona o entendimento consolidado no TRF4 e na legislação (artigos 292 e 319 do CPC). Quanto ao mérito, argumenta-se que mesmo sem a previsão legal após 05/03/1997 é possível o reconhecimento da atividade de vigilante, tendo como base a Constituição Federal, o artigo 57 da Lei 8.213/91, a Súmula 198 do extinto TFR e Tema 1.031 do STJ. Além disso, quanto ao pedido de suspensão, pediu o não acolhimento, já que tal decisão, por ser em sede de representativo de controvérsia, aplica-se de imediato. Assim, ao final, requereu fosse improvido o recurso do INSS.
O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados.Tenha acesso a mais de 4 mil petições no acervo.
Veja os planosA petição completa está disponível apenas para assinantes.
1025 palavrasPetição completa (5.122 palavras)Você já leu 1025 palavras desta petição. Continue lendo, faça download desta petição formatada no Word e salve-a em seu computador, em formato .doc.
ASSINE O PREV E CONTINUE LENDOAlém de ter acesso a petições escritas por nossa equipe dedicada, que ganharam casos reais, você também poderá:

Fazer um cálculo previdenciário em até 5 minutos!
Basta enviar o CNIS do segurado e nós organizamos todos os vínculos rapidamente. Você os revisa e envia para cálculo.

Ter o diagnóstico completo dos benefícios disponíveis
Agora escolher o melhor benefício se tornou incrivelmente mais fácil. Você tem o retrato completo do seu segurado.

Receber as melhores petições para cada caso
Petições como a que você acabou de ler acima, já vêm preenchidas com os dados do segurado e pronta em PDF para protocolar ou imprimir.
O Prev já ajudou mais de 130 mil advogados a modernizar as rotinas de seu escritório previdenciário.