Manifestação sobre laudo médico pericial - pensão por morte - filha maior inválida - invalidez temporária

Manifestações

Publicado em: 18/05/2018, 06:54:08Atualizado em: 04/02/2019, 17:30:44

Manifestação postulando a concessão de pensão por morte à filha maior inválida em decorrência de invalidez temporária

O Prev já ajudou mais de 90 mil advogados.Tenha acesso a mais de 3 mil petições no acervo.

Veja os planos

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) FEDERAL DA ${informacao_generica}ª VARA FEDERAL DA SUBSEÇÃO JUDICIÁRIA DE ${processo_cidade}

 

${informacao_generica}, já devidamente qualificada nos autos do presente processo, vem, respeitosamente, perante Vossa Excelência, por meio de seu procurador, dizer e requerer o que segue:

 

Na presente ação se postula a concessão de pensão por morte da mãe, na condição de filha maior inválida. A genitora da Requerente, Sr. ${informacao_generica}, veio a óbito no dia ${data_generica}. O pedido administrativo foi indeferido por alegada falta da qualidade de dependente.

Realizada perícia judicial com médico do trabalho, o Dr. Perito evidenciou que a Requerente apresenta importantes doenças, e que em decorrência destas enfermidades ela se encontra incapaz para todo e qualquer tipo de atividade. Afirmou ser recomendável a realização de nova perícia em ${data_generica}, eis que não há como estimar prazo para recuperação ou efetuar juízo de probabilidade, sendo necessário aguardar a resposta terapêutica da Autora às propostas sugeridas pelos médicos assistentes.

Em face deste contexto, o expert aduziu que a Requerente apresenta incapacidade temporária, fato que, em uma análise superficial do caso, lhe retiraria sua condição de dependente para fins previdenciários (filha maior inválida).

Todavia, o caso em liça merece atenção especial.

Conforme revela a perícia realizada, a Requerente apresenta graves doenças, de caráter eminentemente neurológico, não existindo qualquer previsão para melhora do quadro. Neste sentido, é importante destacar que ${informacao_generica} vem em sucessivo gozo de auxílio-doença desde ${data_generica} (Evento ${informacao_generica} – INFBEN1), o que demonstra a persistência do quadro incapacitante, bem como seu péssimo prognóstico de reversão.

Considerando a manutenção da incapacidade desde ${data_generica}, somada à recomendação do Perito para realização de nova perícia em ${data_generica}, vislumbra-se quadro de inaptidão por período superior a 05 (cinco) anos! A doença possui caráter progressivo, de modo que a tendência é o estado de saúde da Demandante somente piorar com o passar do tempo. A veracidade desta afirmação encontra guarida no relato do próprio Perito, no sentido de que a enfermidade se encontra em fase AGUDIZADA, mesmo após os anos em benefício e com acompanhamento médico especializado.

Em suma: a incapacidade é TOTAL, perdura HÁ ANOS e não há como prever a recuperação do quadro!

Inegavelmente, a Demandante apresenta invalidez há bastante tempo, inclusive à época do óbito da genitora (${data_generica}), ainda que haja mera probabilidade de cura, futuramente. A esse respeito, se faz necessário analisar o conceito de INVALIDEZ previsto no Manual de Perícia Médica da Previdência Social (documento anexo):

 

CAPÍTULO VII - CONCEITO DE INCAPACIDADE, INVALIDEZ E DEFICIÊNCIA

 

INCAPACIDADE LABORATIVA

 

Incapacidade laborativa é a impossibilidade de desempenho das funções específicas de uma atividade, função ou ocupação habitualmente exercida pelo segurado, em consequência de alterações morfopsicofisiológicas provocadas por doença ou acidente.

[...]

1.2 DURAÇÃO DA INCAPACIDADE LABORATIVA

<

A petição completa está disponível apenas para assinantes.

1025 palavrasPetição completa (5.122 palavras)

Você já leu 1025 palavras desta petição. Continue lendo, faça download desta petição formatada no Word e salve-a em seu computador, em formato .doc.

ASSINE O PREV E CONTINUE LENDO

Além de ter acesso a petições escritas por nossa equipe dedicada, que ganharam casos reais, você também poderá:

Fazer um cálculo previdenciário em até 5 minutos!

Basta enviar o CNIS do segurado e nós organizamos todos os vínculos rapidamente. Você os revisa e envia para cálculo.

Ter o diagnóstico completo dos benefícios disponíveis

Agora escolher o melhor benefício se tornou incrivelmente mais fácil. Você tem o retrato completo do seu segurado.

Receber as melhores petições para cada caso

Petições como a que você acabou de ler acima, já vêm preenchidas com os dados do segurado e pronta em PDF para protocolar ou imprimir.

O Prev já ajudou mais de 70 mil advogados a modernizar as rotinas de seu escritório previdenciário.

Embargos de Declaração09/11/2021

Embargos de declaração. Omissão quanto ao IRDR 12 do TRF4. Presunção absoluta de miserabilidade. Renda per capta inferior ao limite legal.

Veja mais
Petições Iniciais04/09/2019

Petição Inicial. Aposentadoria por Idade Rural. Possibilidade de cumulação com pensão por morte superior ao salário mínimo

Veja mais
Recurso de Apelação31/05/2021

Recurso de apelação. Aposentadoria por idade rural. Cômputo de auxílio-doença intercalado para fins de carência. Tema 1.125, STF.

Veja mais
Réplicas07/01/2021

Réplica. Aposentadoria Especial. Período posterior à vigência do Decreto n° 2.172/97.

Veja mais
Contrarrazões31/05/2021

Contrarrazões. Aposentadoria por invalidez. Incapacidade permanente. Análise das condições pessoais. Contribuinte individual que presta serviço como pedreiro.

Veja mais
Petições Iniciais10/12/2019

Petição inicial. Salário-maternidade. Inaplicabilidade do prazo decadencial previsto pela MP 871/2019. Nascimento anterior à edição da MP.

Veja mais