Teste grátis por 15 dias!

Petição inicial. Aposentadoria por incapacidade permanente. Acréscimo de 25%.

Publicado em: 22/04/2021 18:04 - Atualizado em: 22/04/2021 18:04

Modelo requerendo a majoração de 25% em aposentadoria por incapacidade permanente, tendo em vista a necessidade do auxílio permanente de terceiros.

Faça como mais de 9.000 advogados e assine o Prev. Tenha acesso a mais de 2.000 petições no acervo.

veja os planos

MERITÍSSIMO JUÍZO DA VARA FEDERAL DA SUBSEÇÃO JUDICÁRIA DE ${processo_cidade}

 

 

 

${cliente_nomecompleto}, aposentado, já cadastrado eletronicamente, vem com o devido respeito perante Vossa Excelência, por intermédio de seus procuradores, propor

 

AÇÃO PREVIDENCIÁRIA DE MAJORAÇÃO DE APOSENTADORIA POR INCAPACIDADE PERMANENTE

 

em face do INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL (INSS), pelos seguintes fundamentos fáticos e jurídicos que passa a expor:

 

DOS FATOS E FUNDAMENTOS JURÍDICOS

A parte Autora, Sr. ${cliente_nome}, é beneficiário de aposentadoria por incapacidade permanente (NB ${informacao_generica}) desde ${data_generica}, consoante informação de benefício anexada à exordial.

Ocorre que o Demandante é acometida das patologias de: ${informacao_generica}, sendo que tais patologias acarretam sintomas como IMPOSSIBILIDADE DE DEAMBULAR SOZINHO.

Logo, em face da necessidade de acompanhamento constante de terceiros, solicitou perante o INSS, a majoração em 25% de sua aposentadoria por incapacidade permanente, conforme o disposto no artigo 45 da Lei 8.213/91.

Ocorre que, desde ${data_generica}, ou seja, muito antes do fechamento das agências por causa da pandemia, o pedido encontra-se em análise. Todavia, o Demandante necessita do valor com urgência, em razão dos gastos especiais que tem tido por conta das patologias que apresenta, que o levaram inclusive a fazer empréstimos.

Assim, diante da demora na análise do requerimento administrativo e considerando que o INSS já tinha condições de ter concedido o adicional de 25% no momento do deferimento da aposentadoria por incapacidade permanente, se ajuiza a presente demanda.

Dados sobre o requerimento administrativo:

1. Número do benefício

${informacao_generica}  

2. Data do início do benefício

${data_generica}  

3. Data do requerimento do acréscimo de 25%

${data_generica}  

 

A majoração em 25% do valor do benefício de aposentadoria tem previsão emanada do artigo 201, I, da Constituição Federal, entabulado, em âmbito infraconstitucional no artigo 45 da Lei 8.213/91.

Enquanto a Constituição Federal dispõe que:

Art. 201. A previdência social será organizada sob a forma de regime geral, de caráter contributivo e de filiação obrigatória, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial, e atenderá, nos termos da lei, a: (Redação dada pela Emenda Constitucional nº 20, de 1998) (Vide Emenda Constitucional nº 20, de 1998)

I - cobertura dos eventos de doença, invalidez, morte e idade avançada; (grifei)

A Lei 8.213/91 determina que:

Art. 45. O valor da aposentadoria por invalidez do segurado que necessitar da assistência permanente de outra pessoa será acrescido de 25% (vinte e cinco por cento).

Igualmente, o Anexo I do Decreto 3.048/99 também dispõe, no item 9, que a “incapacidade permanente para as atividades da vida diária” é uma hipótese de majoração de 25% no benefício de aposentadoria por incapacidade permanente, não restando dúvida, assim, quanto ao direito da parte Autora ao acréscimo ora litigado.

Nesse aspecto, veja o que aduziu a Dra.${informacao_generica}, médica psiquiatra, em atestado datado de ${data_generica}, acerca do estado de saúde do Autor (em anexo):

[...]

Desse modo, resta evidente que a parte Autora depende de auxílio PERMANENTE de terceiros. No ponto, destaca-se que todos os atestados médicos mencionados foram apresentados por ocasião da perícia administrativa que concedeu a aposentadoria por incapacidade permanente, razão pela qual o INSS já tinha condições de ter concedido o acréscimo de 25% à época, o que restará comprovado com a intimação da Autarquia para que apresente o laudo administrativo.

Nesse contexto, importa demonstrar o teor de atestado recente, em 2${data_generica} (em anexo), relatando que A PARTE AUTORA AINDA NECESSITA DA AJUDA DE TERCEIROS:

“[...] A SUPRA CITADA ESTÁ EM TRATAMENTO PÓS-OPERATÓRIO DE FRATURA DA COLUNA LOMBAR COM ARTRODESE PEDICULAR DE 4 NÍVEIS E COM E.N.M MOSTRANDO COMPROMETIMENTO CRÔNICO DAS RAÍZES L4, L5, S1. MANIFESTO POR DORES LOMBOCIATÁLGICAS, NECESSITA

A petição completa está disponível apenas para assinantes.

1025 palavrasPetição completa (5.122 palavras)

Você já leu 1025 palavras desta petição. Continue lendo, faça download desta petição formatada no Word e salve-a em seu computador, em formato .doc.

ASSINE O PREV E CONTINUE LENDO

Além de ter acesso a petições escritas por nossa equipe dedicada, que ganharam casos reais, você também poderá:

Cálculo previdenciário

Fazer um cálculo previdenciário em até 5 minutos!

Basta enviar o CNIS do segurado e nós organizamos todos os vínculos rapidamente. Você os revisa e envia para cálculo.

Resultados cálculo previdenciário

Ter o diagnóstico completo dos benefícios disponíveis

Agora escolher o melhor benefício se tornou incrivelmente mais fácil. Você tem o retrato completo do seu segurado.

Petições

Receber as melhores petições para cada caso

Petições como a que você acabou de ler acima, já vêm preenchidas com os dados do segurado e pronta em PDF para protocolar ou imprimir.

Teste grátis!Ver planos

Você também pode se interessar por: