- O governo federal pretende analisar 800 mil benefícios até o fim do ano.
- 100 mil pagamentos foram analisados até o mês de agosto.
O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, confirmou em entrevista publicada pelo jornal O Globo que 45 mil pessoas tiveram benefícios previdenciários cancelados após a implementação do pente-fino no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Esse número representa quase metade dos auxílios que passaram pela análise.
100 mil pagamentos foram analisados até o momento
Segundo Lupi, a quantidade de benefícios indevidos é alta: “se a pessoa ficou boa, não há porque continuar recebendo o auxílio-doença”. Até o momento, aproximadamente 100 mil pagamentos realizados pelo governo federal foram analisados. O objetivo, ainda de acordo com o ministro, é chegar a 800 mil até o final do ano.
Governo federal pretende reduzir 20 bilhões de reais em 2025
O objetivo do governo é “evitar pagamentos indevidos para liberar espaço no orçamento para os chamados gastos discricionários dos ministérios”. Segundo representantes da união, essa seria uma forma de se encaixar na meta de déficit zero das contas públicas em 2024.
Com o pente-fino, a pasta pretende reduzir cerca de 20 bilhões de reais em 2025. Também para o próximo ano, o INSS quer implementar de forma majoritária o sistema virtual para dispensar a perícia presencial para a concessão do auxílio-doença, o chamado Atestmed.
O que é o Atestmed?
O Atestmed é um sistema criado pelo governo federal que permite que os segurados solicitem o benefício por incapacidade temporária (auxílio-doença) por meio de uma análise de documentos, sem necessidade de uma perícia médica presencial. Porém, caso não seja possível conceder o benefício pela conformação dos documentos médicos ou odontológicos, será indicado uma perícia presencial.
Quem são as pessoas que vão passar pelo pente-fino do INSS?
As pessoas que vão passar pelo pente-fino do INSS são, majoritariamente, os segurados que recebem auxílio-doença. O governo visa analisar os benefícios previdenciários pagos de forma indevida, ou seja, para os cidadãos que receberam o auxílio por incapacidade temporária em um período e agora já estão aptos para retomar suas atividades.
Leia também:
- INSS pretende mudar prazo de auxílio-doença sem perícia médica.
- INSS é condenado a conceder aposentadoria a um trabalhador rural no prazo de 30 dias.
- Moraes manda recursos da revisão da vida toda para plenário físico.
Como saber se caí no pente-fino?
É possível descobrir se caiu no pente-fino por meio do portal Meu INSS, através das redes bancárias, carta de convocação e edital. Vale lembrar que o órgão não realiza contato por meio de mensagens eletrônicas ou presencialmente. Em caso de dúvidas, entre em contato com a Central 135.
Acompanhe o blog do Prev para ficar por dentro das principais notícias relacionadas ao pente-fino do INSS. Aproveite e leia também o artigo completo e atualizado sobre aposentadoria por idade.
Deixe um comentário