- PL pretende reconhecer a mulher do campo dona do lar como segurada especial na condição de trabalhadora rural.
- Projeto tramita em caráter conclusivo e ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
O projeto de lei que estabelece que a qualificação da mulher do campo como “do lar”, “dona de casa”, “doméstica”, entre outras, em documentos apresentados à Previdência Social, permitirá o reconhecimento de sua qualidade de segurada especial na condição de trabalhadora rural, rurícola, lavradora ou agricultora (PL 2047/23). A aprovação foi dada pela Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados.
Reconhecimento das mulheres que trabalham no campo
De acordo com nota da Câmara dos Deputados, o objetivo é evitar interpretações erradas da legislação, que prejudicam mulheres que trabalharam por toda a vida no campo “e, ainda assim, não obtêm o direito à aposentadoria, sob o argumento de que, em determinados documentos, constaria a suposta comprovação de que não teriam trabalhado nas atividades rurais e sim em atividades domésticas”.
Projeto contempla matéria de caráter normativo
O projeto é de autoria da deputada Marussa Boldrin (MDB-GO). A relatora, deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), apresentou parecer pela não implicação financeira ou orçamentária da matéria em aumento ou diminuição da receita e da despesa pública, não cabendo pronunciamento quanto à adequação financeira ou orçamentária.
Segundo Carneiro, “o projeto contempla matéria de caráter essencialmente normativo, não acarretando repercussão imediata direta ou indireta na receita ou na despesa da União […]. O texto não atribui dados objetivos para a execução, cabendo ao Poder Executivo tão somente adotar iniciativas adequadas à sua capacidade de comprometimento orçamentário e financeiro”.
Leia também: TCU determina bloqueio automático de novos descontos para aposentados e pensionistas.
Próximos passos do projeto de lei
Segundo a Câmara dos Deputados, o projeto, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
- Comissão aprova projeto que garante aposentadoria rural para mulheres do campo identificadas como donas de casa: PL permitirá o reconhecimento da dona de casa rural e sua qualidade de segurada especial na condição de trabalhadora rural, rurícola, lavradora ou agricultora.
- Reconhecimento das mulheres que trabalham no campo: objetivo é evitar interpretações erradas da legislação, que prejudicam mulheres que trabalharam por toda a vida no campo.
- Projeto contempla matéria de caráter normativo: PL não acarreta repercussão imediata direta ou indireta na receita ou na despesa da União.
- Próximos passos do projeto de lei: ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania.
Acompanhe as últimas novidades relacionadas aos projetos de lei que impactam na vida dos beneficiários do INSS. Fique por dentro dos principais conteúdos do Prev, como o artigo completo sobre aposentadoria por idade.
Deixe um comentário