O portal do governo federal publicou nesta semana, uma nota sobre o programa de reabilitação profissional, um serviço concedido ao cidadão com redução da capacidade laborativa, que normalmente ocorre ao segurado em avaliação para o benefício por incapacidade temporária. Saiba mais. 

Prótese ou órtese para voltar a exercer a profissão

O trabalhador em processo de reabilitação profissional poderá receber prótese ou órtese para que possa exercer de forma adaptada a sua profissão. De acordo com a nota, o programa de reabilitação profissional concede ao trabalhador inabilitado, substitutos de membros perdidos (prótese), decorrente de acidente ou doença.

Além disso, também concede suportes (órtese), como aparelhos auditivos e bengalas, que auxiliam o trabalhador a se readaptar ao trabalho. O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) “também oferece o reparo, manutenção e a substituição das próteses e órteses concedidas ao cidadão em reabilitação profissional”.

Acompanhamento profissional 

O programa também oferece acompanhamento profissional para que o cidadão possa ter total ou parcial capacidade de exercer atividade laboral, seja na profissão do segurado ou em outra compatível com sua condição. Além disso, o beneficiário é atendido por servidores com as habilitações necessárias.

Alguns exemplos disso são os profissionais de psicologia, terapia ocupacional, fisioterapia, serviço social e outros. Dessa forma, é possível dar suporte especializado e personalizado a cada segurado para o retorno ao exercício adaptado para o trabalho, como cursos profissionalizantes e treinamentos específicos.

Vale ressaltar que o programa é obrigatório para os segurados que foram encaminhados pela perícia médica. Não há carência para o acesso a esse serviço previdenciário. O benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) é mantido enquanto o segurado não estiver inserido no mercado de trabalho, sendo encerrado com o fim do processo de reabilitação profissional. 

Quer saber mais informações sobre a reabilitação profissional? Ligue para a Central 135. Continue acompanhando as principais informações sobre benefícios previdenciários no blog do Previdenciarista. 

Voltar para o topo