Faltam seis dias para que beneficiários de auxílios pagos pelo Benefício de Prestação Continuada (BPC) possam consultar a taxa de juros e encargos do empréstimo consignado, que é cobrada por instituições financeiras.
Veja os primeiros cinco bancos que começaram a oferecer crédito consignado do BPC.
De acordo com publicação do INSS, no dia 12 de outubro, os segurados poderão acessar essas informações no aplicativo ou no site Meu INSS. Para saber como é a forma de consulta, continue a leitura.
Como consultar as taxas de juros?
Para consultar as taxas de juros do empréstimo para o BPC, basta selecionar no aplicativo ou site Meu INSS o serviço “extrato de empréstimos”, opção “instituições e taxas”, os juros estarão disponíveis para que o segurado possa verificar qual o mais em conta antes de pegar o empréstimo.
No site do Banco Central é possível consultar a taxa de juros de todos os bancos.
Qual o valor máximo de empréstimo para o BPC?
O valor máximo de empréstimo para o BPC é de até 35% da renda com crédito consignado, sendo 30% para empréstimo e 5% para um dos cartões consignados (crédito ou de benefício).
O Ministério da Previdência e o INSS orientam os beneficiários do BPC a buscarem taxas mais baixas antes de contratar esse tipo de empréstimo.
Quem tem direito ao BPC?
Tem direito ao BPC os idosos com mais de 65 anos de idade e pessoas com deficiência, de qualquer idade, que constatam incapacidade de manter seu sustento a longo prazo.
Acompanhe o desdobramento dessa e de outras notícias relacionadas ao direito previdenciário no blog do Previdenciarista.
Deixe um comentário