O extrato de pagamento de benefício do INSS é um documento importante para o segurado que precisa comprovar a própria renda ou realizar um serviço que exige as informações contidas no registro. 

Com o objetivo de auxiliar os segurados do INSS nesta ação, separamos nesta notícia as principais informações que o ajudarão a emitir o extrato de forma segura. Confira!

O que é o extrato de pagamento de benefício do INSS?

O extrato de pagamento de benefício do INSS é um serviço gratuito que visa emitir os comprovantes de pagamento dos benefícios do segurado que recebe do INSS, seja pela aposentadoria por idade, por tempo de contribuição, entre outros. 

Neste documento constam informações relevantes para o usuário, como os valores, a data e o banco onde o benefício foi depositado.

Para emitir o extrato, não é necessário ir a uma agência da Previdência Social, pois o pedido é realizado pela internet de forma gratuita. 

Veja também: Recesso do Judiciário: confira as datas de suspensão do expediente.

Para quem é o serviço de extrato de pagamento do INSS?

O extrato de pagamento do INSS é um serviço para todas as pessoas que recebem benefício do INSS. O documento serve para ocasiões que pedem comprovação de renda, entre outras situações específicas. 

Como fazer o extrato de pagamento do INSS?

Para fazer o extrato de pagamento do INSS o segurado pode seguir simples passos. Confira: 

  • Pedir o serviço no Meu INSS;
  • Clicar em “Do que você precisa?” e escreva “extrato de pagamento”;
  • Clicar em “Baixar PDF”.

De forma automática, o documento com todas as informações necessárias são geradas pela plataforma. 

Confira a seguir: Calendário do INSS em 2024: veja datas de pagamento.

Quanto tempo leva para emitir o extrato?

Em poucos minutos o segurado do INSS emite o extrato de pagamento do INSS. Caso o beneficiário necessite de mais informações, poderá entrar em contato de forma gratuita pela Central de Atendimento do INSS, no número 135.

Vale ressaltar que este é um serviço do Instituto Nacional do Seguro Social. Dessa forma, o Instituto alerta sobre o compartilhamento de informações pessoais em canais não oficiais. 

Caso o beneficiário precise de orientações para resolver um caso, o Previdenciarista conta com uma plataforma de advogados previdenciários. São mais de 10 mil advogados especializados em Direito Previdenciário que estão prontos para ajudar.

Gostou do conteúdo? Acompanhe o blog do Previdenciarista e fique por dentro de informações relevantes sobre o INSS e o direito previdenciário. Acesse também o conteúdo completo sobre benefício assistencial.

Voltar para o topo