O presidente da república indicou o advogado Cristiano Zanin Martins para ocupar o cargo de Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). A indicação foi oficializada no Diário Oficial da União da última quinta-feira (1).

O advogado, Cristiano Zanin, é formado em direito pela PUC/SP, e agora deverá passar por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado e votação no plenário antes de tomar posse. Para se tornar ministro do STF, Zanin precisa conquistar o voto de pelo menos 41 dos 81 senadores.

Assim, caso o Senado Federal aprove a indicação , Cristiano Zanin ocupará a vaga no STF, decorrente da aposentadoria do ex-ministro Ricardo Lewandowski. De acordo com o Senado, a previsão é que a votação ocorra depois do feriado de Corpus Christi (8 de junho).

Lewandowski se aposentou no dia 11 de abril, devido a questões pessoais relacionadas a compromissos acadêmicos e profissionais. Ele deixou o Supremo Tribunal Federal com um acervo de 780 processos para o seu sucessor.

Quer saber mais sobre os processos do Supremo Tribunal Federal? Então, assista o vídeo!

O Supremo Tribunal Federal (STF) publicou, em maio, o acórdão referente à Revisão da Vida Toda. A decisão que reconhece o direito à revisão dos benefícios previdenciários pagos pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O documento publicado conta com 192 páginas, com orientações para os juízes responsáveis pelas ações. De acordo com o entendimento do STF, deve-se afastar a regra de transição que excluía as contribuições anteriores a julho de 1994, data do Plano Real, caso desfavorável ao segurado.

Dessa forma, agora é possível dar continuidade aos processos dos segurados que estavam parados, apenas aguardando essa decisão.

Quer se manter informado com as principais notícias no mundo do direito previdenciário? Então, não deixe de acessar o site e blog do Previdenciarista!

Voltar para o topo