- O estudo sugere a adoção de novas regras para evitar que seja preciso aumentar a idade mínima para 78 anos.
- Segundo a análise, os países europeus tiveram muito mais tempo para ajustar suas políticas da Previdência, do que o Brasil terá.
Nesta segunda-feira, o jornal Valor Econômico divulgou o estudo do Banco Mundial, que afirmou o seguinte: se as regras para concessão de aposentadorias e pensões não mudarem no país, a idade mínima para a aposentadoria em 2040 será de 72 anos, e 78 anos em 2060. Saiba mais a seguir.
Estudo indica necessidade de ajustes nas regras de concessão
Segundo o Banco Mundial, mesmo com as alterações feitas pela reforma da Previdência, “serão necessários novos ajustes nas regras de concessão de aposentadorias e pensões”. O estudo sugere a adoção de novas regras para evitar que seja preciso aumentar a idade mínima para 78 anos, conforme projeção com base nas regras atuais.
Ainda de acordo com o Banco, é impossível continuar compensando o envelhecimento da população apenas com aumentos da idade mínima. O estudo também mostrou que apenas 56,4% da população economicamente ativa no Brasil fez, pelo menos, uma contribuição, em 2020, para o Regime Geral da Previdência (RGPS).
Relembre: Julgamento da Reforma da Previdência é suspenso no STF: entenda o que será analisado.
Segundo especialistas, algumas das possibilidades para evitar o aumento da idade mínima são:
- Igualar ou aproximar as idades de aposentadoria de homens e mulheres;
- Eliminar diferenças entre as regras para os trabalhadores urbanos e rurais;
- Revisar as contribuições especiais;
- Ajustar as regras da pensão por morte;
- Rediscutir os benefícios mínimos.
Envelhecimento acelerado da população brasileira
O envelhecimento acelerado dos brasileiros em comparação a outros países também foi destaque: “a Europa, por exemplo, duplicou a taxa de dependência [razão de idosos com 65 anos ou mais sobre a população de 20 a 64 anos] de 15 para 30 em 70 anos. Nos países da América Latina e Caribe, a taxa de dependência dobrará em 25 anos”.
No Brasil, por sua vez, a previsão é de que isso ocorra em 23 anos. Segundo a análise, os países europeus tiveram muito mais tempo para ajustar suas políticas, inclusive de Previdência, do que o Brasil terá.
- Banco Mundial aponta idade mínima para aposentadoria de 78 anos em 2060: também há a projeção de aumentar a idade mínima para a aposentadoria em 2040 para 72 anos.
- Estudo indica a necessidade de ajustar regras de concessão: é preciso adotar novas regras para evitar o aumento da idade mínima para 78 anos.
- Envelhecimento acelerado da população brasileira: nos países da América Latina e Caribe, a taxa de dependência dobrará em 25 anos.
Para ver as principais novidades relacionadas à Previdência Social, continue acompanhando o portal do Previdenciarista. Aproveite e acesse também o conteúdo completo sobre aposentadoria por idade.
Deixe um comentário