Nesta quarta-feira (20), o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) vai assinar um acordo com os Correios para que as solicitações de benefício por auxílio-doença possam ser realizadas em suas agências utilizando o Atestmed. 

O objetivo da ação, como antecipou o Previdenciarista na última semana, é conceder 100% dos benefícios por incapacidade por meio do Atestmed até 30 de abril. Dessa forma, a escolha das agências dos Correios se deve porque o INSS tem cerca de 1.600 agências em todo o país, enquanto os Correios têm cerca de 11 mil unidades.

Qual é o acordo entre o INSS e os Correios?

Segundo o presidente do INSS, Alexandre Stefanutto, os Correios são uma aposta para atingir o resultado almejado de atender todas as solicitações de benefícios por incapacidade via Atestmed até o final de abril deste ano. Por isso, o acordo faz parte da estratégia de otimizar os atendimentos, tornando-os totalmente digitais.

O que muda com a parceria entre o INSS e os Correios?

O que muda com a parceria entre o INSS e os Correios é que, a partir de agora, os médicos peritos do INSS são orientados a dedicar o tempo em análises mais complexas, como por exemplo os requerimentos de Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de revisões periódicas de outros benefícios previdenciários.

Quais agências dos Correios atenderão o público do INSS?

Os testes do novo canal começam com um piloto em Fortaleza a partir deste mês. A previsão inicial dos atendimentos era para 18/3, sendo que “a ideia é expandir o modelo para nível nacional”. A partir disso, o segurado terá duas opções. A primeira é ir direto à agência dos Correios e a segunda é pelos canais oficiais de atendimento do INSS.

Fique por dentro das principais notícias sobre o INSS e o direito previdenciário no blog do Prev. Agora, acesse também o artigo sobre aposentadoria especial

Voltar para o topo