A Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF) da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 5773/19 que regulamenta os laudos das perícias médicas do INSS. A medida cabe aos requerimentos de Auxílio por Incapacidade Temporária, antigo auxílio-doença, decorrentes de acidente de trabalho.

O projeto tem autoria do depurado Afonso Motta (PDT/RS) e foi aprovado na forma de um substitutivo, apresentado pela deputada relatora Leandre (PSD/PR).  Conforme a proposta, cabe ao médico perito emitir um laudo conclusivo e detalhado da perícia médica quando se tratar de um acidente de trabalho. O objetivo do projeto é estabelecer um modelo de laudo, que possa permitir eventuais contestações das decisões administrativas e judiciais, no processo de concessão ou prorrogação. Dessa forma, devem constar no documento as seguintes informações:

  • Nome completo do paciente;
  • Declaração de existência ou não de relação causal entre a doença e o trabalho;
  • Declaração de aptidão ou inaptidão para o retorno ao trabalho;
  • Número de dias aos quais o segurado fará jus ao benefício;
  • Orientações para o recebimento do benefício e para a apresentação de recurso administrativo ou judicial;
  • Assinatura, nome e matrícula do médico.

Além disso, caso não seja apresento um prazo específico para a duração do benefício, o auxílio deverá ser pago por 120 dias, desde a data da concessão. Ao final do prazo, é possível solicitar a prorrogação do Auxílio por Incapacidade Temporária.

O projeto segue em tramitação pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).

Quer sabe mais sobre o Auxílio-Doença e os benefícios por Incapacidade do INSS? Então, assista o vídeo:

Quer se manter informado com as principais notícias no mundo do direito previdenciário? Então, não deixe de acessar o site e blog do Previdenciarista!


Prev Casos

Você é segurado e está nessa situação? Então, acesse o Prev Casos! Clique AQUI e responda um formulário rápido e prático. Em seguida um dos advogados do nosso banco de especialistas vai entrar em contato com você!

Você é ADVOGADO(A)? Então, receba novos casos no conforto de sua casa ou escritório: Clique aqui para conhecer o PREV CASOS 

Diretório de Advogados

Você prefere escolher livremente um advogado de sua região? Então, basta acessar o nosso Diretório de Advogados. Clique AQUI. Assim, você encontra Advogados Previdenciaristas na sua região.

Voltar para o topo