Os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que obtiveram direito à aposentadoria, à pensão ou ao auxílio a partir de junho, após a quitação da primeira parcela do 13º dos aposentados, terão direito de receber o décimo terceiro salário em parcela única. Leia a notícia completa e saiba qual é o calendário de pagamento. 

Quem receberá o 13º do INSS em parcela única?

Os cidadãos que passaram a receber aposentadoria, pensão ou auxílio após o mês de junho terão direito à parcela única do 13º salário. O cronograma de pagamento do INSS prioriza aqueles que recebem até um salário mínimo, no valor de R$ 1.412.

Quando será pago o 13º dos aposentados em 2024 do INSS?

O pagamento da cota única será feito entre 25 de novembro e 6 de dezembro. O pagamento será realizado após a quitação da primeira parcela do benefício para a maioria dos segurados, que aconteceu entre abril e maio.

Qual é o calendário de pagamento?

Segundo o jornal Extra, estimativas indicam que mais de 1 milhão de beneficiários serão contemplados com a antecipação, “com um impacto total de R$ 1,3 bilhão nos cofres públicos”. O cronograma é organizado por faixas de valor:

Beneficiários com até um salário mínimo 

Terão o pagamento realizado entre os últimos cinco dias úteis de novembro e os primeiros dias úteis de dezembro.

Beneficiários com valores acima do piso nacional

Os pagamentos para este grupo serão feitos nos primeiros dias úteis de dezembro.

A antecipação do 13º salário para os segurados do INSS foi introduzida como medida emergencial em 2020, durante a pandemia de Covid-19. Em 2022 e 2023, a antecipação ocorreu nos meses de maio e junho, ao invés dos tradicionais pagamentos de agosto e dezembro.

Como consultar o pagamento do 13º salário?

Os beneficiários podem consultar a liberação do 13º salário dessa forma:

  • Pelo aplicativo Meu INSS: disponível para smartphones e tablets.
  • Pelo site Meu INSS: onde também é possível verificar as informações sobre o pagamento.
  • Quem não tem acesso à internet pode ligar para o número 135 e, após fornecer o CPF e dados de confirmação, obter informações sobre a liberação do pagamento. 

O atendimento telefônico ocorre de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Fique por dentro das principais notícias relacionadas ao 13º salário dos aposentados aqui no blog do Previdenciarista. Aproveite e leia também artigos completos e atualizados sobre benefícios previdenciários, como aposentadoria por tempo de contribuição e aposentadoria especial.

assine previdenciarista

Voltar para o topo