A partir da próxima quarta-feira (24), o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começa a pagar a primeira parcela do 13º salário de aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios do Instituto. Primeiramente recebem os segurados cujo valor do benefício é de um salário mínimo (R$ 1.412) e, depois, os beneficiários que ganham mais.
13º dos aposentados começa a ser paga nesta quarta
Nesta quarta o INSS começa a pagar a primeira parcela do 13º. Aproximadamente 33,6 milhões de segurados devem receber a renda. Vale ressaltar que o pagamento é feito conforme o número final do benefício, sem considerar o dígito verificador. A primeira parcela do abono corresponde a 50% do valor do benefício.
A segunda parcela, por sua vez, “virá com a aposentadoria de maio e tem desconto do Imposto de Renda para quem é obrigado a pagar o tributo”. Atenção: para quem é beneficiário de auxílio-doença ou auxílio-acidente, o 13º é proporcional ao número de meses.
Quem pode receber o 13° do INSS?
Quem pode receber o 13º salário do INSS são os aposentados e demais segurados da Previdência Social que tenham recebido benefícios como aposentadoria, auxílio por incapacidade temporária, auxílio-acidente, pensão por morte ou auxílio-reclusão em 2024. Já quem recebe benefício assistencial não têm direito ao abono.
Leia também: Justiça valida atividade especial e garante aposentadoria a trabalhador.
Como consultar o 13º salário do INSS?
Para consultar a data de pagamento e outras informações relacionadas ao 13º do INSS, é necessário seguir alguns passos no site Meu INSS. Confira o passo a passo a seguir:
- Acesse www.meu.inss.gov.br;
- Na página inicial, vá em “Entrar com gov.br”;
- Depois, informe o CPF e clique em “Continuar”;
- Na página seguinte, digite a senha e vá em “Entrar”;
- Na página inicial, clique em “Extrato de Pagamento”;
- É no extrato que estará informado o valor do pagamento mensal (código 101) e o valor do 13º salário (código 104);
- Se houver empréstimo consignado, também aparecerá no extrato;
- É possível gerar o PDF, clicando no final da página em “Baixar PDF”.
Confira a seguir: Idosa de 85 anos restabelece benefício interrompido indevidamente.
Acompanhe mais informações sobre o 13º dos aposentados no blog do Previdenciarista, o seu portal de notícias sobre direito previdenciário. Agora, aproveite e acesse também o conteúdo completo sobre aposentadoria por idade.
Deixe um comentário