- Nesta notícia você confere o calendário de pagamento do 13º salário dos aposentados que recebem acima de um salário mínimo.
- Os pagamentos começaram a ser feitos nesta segunda-feira (3) e terminarão em 7 de julho.
O calendário do 13º dos aposentados em 2024 foi dividido em dois períodos: começando em abril e terminando em julho. Para os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que recebem acima do salário mínimo, a segunda parcela do décimo terceiro começou a ser paga ontem (3).
Vale ressaltar que a primeira parcela do 13º dos aposentados começou a ser paga em abril. Confira as próximas datas.
Quem tem direito ao 13º do INSS?
O 13º salário do INSS é pago para as pessoas que recebem auxílio por incapacidade temporária (auxílio-doença), auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão. Os beneficiários do salário-maternidade têm direito ao 13º proporcional, mas o valor é pago junto com a última parcela do benefício.
Os idosos acima de 65 anos carentes e as pessoas com deficiência de baixa renda — que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas), no valor de um salário mínimo (R$ 1.412) — não fazem jus a essa gratificação.
Calendário da segunda parcela do 13º dos aposentados
Segundo o INSS, o pagamento da segunda parcela do 13º dos aposentados começou no dia 24 de maio – para quem recebe até um salário mínimo –. Já para os beneficiários que recebem acima de um salário, os valores começaram a ser disponibilizados no dia 3 de junho. Veja as datas abaixo:
Calendário da segunda parcela do 13º do INSS 2024 (para quem recebe até um salário):
- Final 1 – pagamentos em 24 de maio;
- Final 2 – pagamentos em 27 de maio;
- Final 3 – pagamentos em 28 de maio;
- Final 4 – pagamentos em 29 de maio;
- Final 5 – pagamentos em 31 de maio;
- Final 6 – pagamentos em 3 de junho;
- Final 7 – pagamentos em 4 de junho;
- Final 8 – pagamentos em 5 de junho;
- Final 9 – pagamentos em 6 de junho;
- Final 0 – pagamentos em 7 de junho.
Calendário da segunda parcela do 13º do INSS 2024 (para quem recebe acima de um salário):
- Final 1 e 6 – pagamentos em 3 de junho;
- Final 2 e 7 – pagamentos em 4 de junho;
- Final 3 e 8 – pagamentos em 5 de junho;
- Final 4 e 9 – pagamentos em 6 de junho;
- Final 5 e 0 – pagamentos em 7 de junho.
- Final 1 e 6 – pagamentos em 3 de julho;
- Final 2 e 7 – pagamentos em 4 de julho;
- Final 3 e 8 – pagamentos em 5 de julho;
- Final 4 e 9 – pagamentos em 6 de julho;
- Final 5 e 0 – pagamentos em 7 de julho.
Fonte: Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
Como consultar o valor a receber?
Para quem tem acesso à internet, é possível checar os valores no site ou no aplicativo Meu INSS. Após fazer o login na tela inicial, é necessário clicar na opção “Extrato de Pagamento”. No extrato, o valor é identificado pelo código 104. É possível gerar um PDF para referência futura.
Já para aqueles que não têm acesso à internet, podem ligar para o 135, informando o número do CPF e confirmando algumas informações cadastrais, de forma a evitar fraudes. O atendimento está disponível de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.
- Segunda parcela do 13º salário dos aposentados começa a ser paga para quem recebe acima do salário mínimo: valores começaram a ser disponibilizados no dia 3 de junho.
- Quem tem direito ao 13º do INSS? As pessoas que recebem auxílio por auxílio-doença, auxílio-acidente, aposentadoria, pensão por morte ou auxílio-reclusão. Os beneficiários do salário-maternidade têm direito ao 13º proporcional.
- Como consultar o valor a receber? Basta acessar o site ou aplicativo do Meu INSS, ou ligar para a Central 135.
Acompanhe as principais notícias sobre o 13º do INSS aqui no blog do Prev. Aproveite para ler também o artigo completo sobre aposentadoria para dona do lar que nunca contribuiu.
Deixe um comentário