O trabalho desenvolvido pelo INSS na área de reabilitação foi elogiado por uma equipe técnica do Seguro Social Alemão (DGUV) que visitou hoje (2) pela manhã a Agência da Previdência Social (APS) do Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência(CIAD), no Rio de Janeiro.

A delegação alemã foi recebida pelo gerente-executivo Centro do INSS (RJ), Glauco Wamburg, e pela representante técnica da Coordenação Geral de Reabilitação da Divisão de Atendimento, Maria Helena Teixeira. Na ocasião, o coordenador da delegação, pelo professor Axel Ekkernkamp, assinalou que na Alemanha, fala-se muito em inclusão social mas só aqui no Brasil tivemos a oportunidade de ver a verdadeira inclusão. O Brasil, disse, está muito à frente.

A visita da delegação alemã é consequência de um recente acordo de cooperação técnica assinado com o INSS. Os alemães conheceram também o trabalho realizado pelas diversas secretarias municipais que integram o Centro, onde são atendidas, diariamente, cerca de três mil pessoas. Eles visitaram as oficinas de arte do Instituto Helena Antipof, a unidade dinâmica de amputados do Centro de Reabilitação Oscar Clark e a sala de atendimento às pessoas com deficiência visual, entre outros setores.

Ao final do encontro, o gerente Glauco Wamburg Centro destacou a importância da parceria, assinalando que o objetivo é o de reabilitar o segurado para que ele tenha condições de retornar ao mercado de trabalho. Este tipo de acordo proporciona a oportunidade de ampliar nossas atividades, afirmou ao destacar também o trabalho social realizado pelo Instituto para que os segurados tenham interesse em reassumir suas funções profissionais. (Ricardo Gosling INSS/RJ)

Fonte: Blog Previdência

 

Voltar para o topo