Atualização: após a publicação desta notícia, o Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) aprovou nova redução no teto de juros que pode ser cobrado no empréstimo consignado a segurados do INSS. O teto mudará de 1,91% para 1,84% ao mês nos empréstimos realizados com desconto em folha. Já nos requerimentos feitos por meio do cartão de crédito consignado, a taxa diminuirá de 2,83% para 2,73% ao mês.
Nesta quarta (11), acontece a reunião extraordinária do Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) para discutir a proposta do Ministério da Previdência que visa reduzir o teto de juros do empréstimo consignado dos aposentados do INSS.
A proposta tem como objetivo reduzir 1,91% ao mês para 1,84% ao mês. No modelo de cartão de crédito, a taxa pode cair de 2,83% para 2,76% ao mês.
Veja também: Veja as datas de pagamento do INSS mês de outubro 2023.
Qual é a proposta do Ministério da Previdência?
O plano do Carlos Lupi, ministro da Previdência, é reduzir os juros do consignado no compasso da Selic. De acordo com nota, o setor financeiro aponta que os custos de captação aumentaram. Atualmente, ainda existe um impasse entre o ministro da Previdência e os bancos em relação ao teto de juros do empréstimo consignado para segurados do INSS.
Isso porque os bancos afirmaram que o teto de juros está no limite, pois “o custo de captação aumentou por conta da volatilidade do mercado”.
Acesse em seguida: INSS divulga lista de segurados com pagamentos suspensos por falta de prova de vida.
Qual a taxa de juros para empréstimo consignado?
Em outubro de 2023, a menor taxa de juros para empréstimo consignado do INSS é de 1,43% ao mês e a maior taxa de juros é de 2,66% ao mês. A modalidade do crédito pessoal consignado é pré-fixada.
Confira no Banco Central do Brasil a taxa de juros de cada instituição financeira.
Acompanhe o desdobramento dessa e de outras notícias relacionadas a Previdência Social aqui no blog do Previdenciarista. Confira também as últimas informações do projeto para zerar a fila do INSS.
Deixe um comentário